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Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 19/09/2025
No livro "Os Bruzundangas", de Lima Barreto, versa-se sobre uma nação permeada de conflitos sociais. Em sinergia, na hodiernidade brasileira, a obra do escritor pré-modernista encontra respaldo, uma vez que alguns problemas — como os relacionamentos abusivos, que solapam a integridade física-psíquica das mulheres — contribuem para o não progresso da nação. Desse modo, a análise do patriarcalismo, bem como de suas consequências atuais sobre a população feminina, faz-se necessária.
Diante desse cenário, a difusão de pensamentos machistas na sociedade brasileira constitui força motriz do caráter abusivo de muitos relacionamentos no país. Decerto, historicamente, a formação do corpo social brasílico, baseando-se nas estruturas sociais europeias, trouxe como um pilar o patriarcalismo — ou seja, a concentração do poder social e político pelos homens, em que as mulheres, consideradas inferiores, deveriam subalternar-se inquestionavelmente à autoridade masculina. Assim, no contexto contemporâneo, mesmo com a conquista de vários direitos pelas mulheres — a exemplo da igualdade política, econômica e social —, parte da mentalidade patriarcalista, ao se apregoar na estrutura social brasileira, ainda perpetua o imaginário dos cidadãos, como a ideia do homem como "chefe da casa". Por consequência, isso legitima a agressão das mulheres nos relacionamentos, como forma de "endireitá-las" e de "cumprir as ordens e desejos do homem".
(Boa estratégia coesiva) Como resultado, devasta-se o bem-estar físico e psicológico das mulheres nesses relacionamentos. Nessa lógica, vale citar o filme "Coringa", que narra sobre a vida de um homem vítima de um transtorno de risada incontrolável. Em certo momento da produção, o enredo focaliza em Penny, a mãe da personagem, que durante a infância do protagonista, sofria episódios de árdua agressão de seu namorado, culminando no desenvolvimento de traumas e de depressão. Fora da ficção, é evidente que a obra cinematográfica converge com a realidade, já que os abusos das mulheres em alguns relacionamentos acomete a sua integridade mental ao submetê-las a picos de estresse e de medo, o que diminui a concentração dos "hormônios da felicidade" no corpo — responsáveis pelo bem-estar do indivíduo. Consequentemente, a falta dos estímulos de felicidade torna as mulheres vítimas propensas a transtornos como a depressão, caracterizados pela baixa desses hormônios.
(Boa estratégia coesiva) Urge, portanto, combater os imbróglios expostos, a fim de combater o abuso e a violência sobre as mulheres nos relacionamentos. Nessa perspectiva, cabe ao Ministério da Educação, mediante emendas na grade curricular básica, elaborar itinerários formativos que abordem a história do patriarcalismo na sociedade brasileira, visando desconstruir as ideias machistas e conscientizar os alunos sobre o respeito às mulheres. Esta ação deve, por exemplo, discutir argumentos científicos que provem a igualdade intelectual entre homens e mulheres, de sorte a desmentir a concepção patriarcal de superioridade masculina. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
