[Sem título]

Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Enviada em: 19/09/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A promulgação da Lei Maria da Penha libertou muitas mulheres de relacionamentos abusivos, o que antes era impossível e muitas vezes acarretando a morte da vítima. No entanto as consequências da permanência com o agressor têm dificultado a denúncia por parte das vítimas atuais, prendeo-as nesse tipo de relacionamento e assim ocasionado ainda mais traumas na vida delas e de seus próximos, como filhos. (Melhore a contextualização do tema)

Nessa perspectiva , a maioria dos abusadores usam a violência psicológica para manterem suas vítimas. As chantagens recorrentes muitas vezes são principiadas pela questão financeira que a faz dependente e dificulta sua saída. Assim, como um ciclo, a prorrogação da denúncia abre portas para outras violências, chegando até mesmo à física que em muitos casos leva ao feminicídio. Logo, é notório que tais mulheres necessitam da melhor assistência da saúde pública, pois geralmente são afastadas daqueles que poderiam acionar a justiça.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, as consequênciaas normalmente estendem-se aos filhos, como no livro "É assim que acaba", de Collen Houver, onde Lily, a personagem principal, que cresceu presenciando as agressões de seu pai à sua mãe, se vê em relacionamento abusivo, mas decide por um fim a esse ciclo para evitar que sua filha tenha as mesmas vivencias. A realidade não é diferente, ao ver o problemático relacionamento dos pais, a criança o tem como forma de amor. Assim, a partir disso, forma-se indivíduos que relativizam a violência.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é visível a necessidade da denúncia para que a violência doméstica e suas consequências sejam cessadas. Para isso, cabe à Defensoria Pública da Mulher junto ao Ministério da Saúde alertar os profissionais de saúde para agir ao perceber os notáveis indícios de violência e garantir um melhor acesso à apoio psicológico e jurídico para que haja o afastamento do agressor. Somente assim, como Lily, as vítimas conseguirão quebrar o ciclo das consequências de um relacionamento abusivo e evitar os danos à si e aos seus dependentes. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200