Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Enviada em: 18/09/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Brasil apresenta alta incidência de mulheres que sofrem relacionamentos abusivos, como violência doméstica ou abuso diretamente. Esse cenário revela como muitas delas desenvolvem dependência emocional, o que dificulta romper o ciclo de violência. Além disso, a ausência de apoio social e institucional torna mais difícil para essas mulheres buscar ajuda e reconstruir sua autonomia. Diante disso, torna-se necessário analisar o assunto e propor soluções eficazes. (Muito bem. Contextualizou o tema)

Diante desse cenário, as mulheres permanecem em relacionamentos abusivos por dependência emocional. Muitas delas têm medo de ficar sozinhas ou de enfrentar o julgamento da sociedade. Além disso, estudos realizados em Imperatriz-MA revelam que mulheres com dependência emocional frequentemente permanecem em relações abusivas devido à necessidade de afeto e ao medo da solidão. Dessa forma, essa vulnerabilidade é ainda mais agravada pela falta de apoio social e institucional, tema que será abordado a seguir.

(Boa estratégia coesiva) Em paralelo, a ausência de apoio social e institucional dificulta que mulheres em relacionamentos abusivos busquem ajuda. Essa problemática é ilustrada no filme "O Último Duelo", em que a protagonista enfrenta resistência da sociedade e da justiça para denunciar os abusos sofridos, evidenciando como estruturas sociais e institucionais muitas vezes falham em proteger vítimas e garantir sua autonomia. Consequentemente, essa situação reflete a realidade de muitas mulheres no Brasil, mostrando a urgência de políticas públicas eficazes.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante da dependência emocional e da ausência de apoio social e institucional, torna-se essencial implementar políticas públicas eficazes e redes de apoio que auxiliem mulheres a romperem ciclos de abuso. Dessa forma, será possível garantir sua autonomia, promover inclusão social e minimizar os impactos psicológicos decorrentes de relacionamentos abusivos. ​​​​​​​(Proposta incompleta) 

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200