Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Na sociedade contemporânea temos um grande problema da silenciosa violência às mulheres, esse tema tem diversas causas que perpassam o machismo, a economia, os ideais de gêneros na sociedade e a violência contra a mulher é apenas mais um entre tantas consequências do patriarcado capitalista que afeta nossas vidas de modo que as vezes nem percebemos os efeitos até ser tarde demais; O tema é cada vez mais preocupante: oito a cada dez mulheres mortas são vítimas de parceiros ou ex-parceiros. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)
O feminicídio não é a única violência contra a mulher: temos, por exemplo, o abuso psicológico que prejudica a autoestima das mulheres mesmo que sem agressão direta e o controle financeiro onde o parceiro busca com que a mulher não tenha renda própria ou não controle o próprio dinheiro alegando “benefício” para ela. Esses abusos mais “discretos” se mascaram na nossa sociedade, podendo ser exemplificado pelo caso que recentemente tomou os noticiários do país: a mulher que foi assassinada brutalmente com um martelo pelo marido na frente das filhas (e podendo ser visto pela varanda da qual ocorreu o vídeo) sem nunca ter sofrido uma agressão do mesmo. (Delimite e explore de modo produtivo)
Conforme mencionado, o feminicídio não só não é a única forma de violência e a morte não é a única consequência: 80% das mulheres com um diagnóstico de doença grave é abandonada pelo companheiro. Os danos de um abuso transpassam todas as esferas da vida da vítima: a violência, de qualquer forma, afeta o psicológico e autoestima da mulher, manipula elas até que se achem que merecedoras daquilo ou passem a aceitar aos poucos abusos cada vez maiores mesmo que nunca chegue de fato na agressão, a busca por uma vida melhor e que supere o passado acaba se tornando uma meta.
Podemos concluir que as consequências de um relacionamento abusivo perpassa a vida da vítima de diversas formas e por vezes o abuso é imperceptível para quem está no ciclo de violência, por isso cabe aos órgãos públicos, em especial o Ministério de Justiça e Segurança Pública, à promover campanhas de conscientização aos comportamentos abusivos em relacionamentos, para alertar as mulheres dos pequenos sinais que podem se desenvolver para algo grave e garantir com que os agressores sejam devidamente punidos pelos atos que cometeram, possibilitando assim as mulheres evitarem situações complexas e se sentirem mais seguras em denunciar. (Proposta incompleta. Parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 640 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |