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Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 18/09/2025
A sociedade contemporânea enfrenta inúmeros desafios que comprometem a cidadania e a garantia de direitos fundamentais. Entre esses desafios, destacam-se as consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres, que exige reflexão crítica sobre suas causas e impactos sociais. Nesse contexto, como afirmou Paulo Freire, “educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”, indicando que apenas com consciência crítica é possível compreender e enfrentar essa problemática.
Em primeiro lugar, é necessário destacar que a Constituição Federal de 1988 assegura direitos essenciais à população brasileira. O artigo 5º estabelece que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”. Contudo, ao observar a realidade relacionada às consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres, percebe-se que a prática não acompanha o previsto na lei, resultando em desigualdades históricas que dificultam a plena efetivação desses direitos.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante compreender que a problemática das consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres não se limita à esfera legal, mas também envolve fatores sociais e estruturais. Nesse sentido, Karl Marx ressaltou que “os filósofos apenas interpretaram o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo”. Essa reflexão demonstra que reconhecer os desafios não é suficiente: é necessário analisá-los criticamente, considerando suas origens históricas e seus efeitos sobre a sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante da relevância do debate sobre as consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres, é fundamental que Estado e sociedade unam esforços para superar os obstáculos existentes. Como destacou Albert Einstein, “O mundo não será destruído por aqueles que fazem o mal, mas por aqueles que os observam sem fazer nada”. Assim, torna-se urgente a implementação de políticas inclusivas e eficazes, acompanhadas da participação cidadã, a fim de promover uma realidade mais justa, igualitária e democrática. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
