Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
O romance filosófico “Utopia” - criado pelo escritor inglês Thomas More, no século XVI - retrata uma civilização perfeita e idealizada, na qual a engrenagem social é altamente segura e desprovida de de conflitos e problemas. Tal obra mostra-se distante da realidade contemporânea, na qual há presença de relacionamentos abusivos contra as mulheres, problema que necessita de atenção decorrente às consequências. Esse panorama lamentável pode ocasionar isolamento social e problemas psicológicos. Desse modo, é fundamental a análise da situação para reverter o quadro. (Muitobem.Contextualizou o tema e formulou a tese)
Nessa linha de raciocínio, a manipulação caracteriza o isolamento social, no que concerne na dificuldade da mulher sair do ambiente onde convive com o abusador, visto que o comportamento que pode ter fora do local pode acabar denunciando a situação em que vive, proporcionando o medo. Sob a perspectiva do ativista indiano Mahatma Gandhi, tem de se tornar a mudança que querem ver. Entretanto, é notória a falta de socialização, visto que elas se isolam, o que, consequentemente, perpetua o problema, já que não tem facilidade de pedir ajuda.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, os problemas psicológicos apresentam-se como outro panorama para a problemática. Segundo Naomi Judd, seu corpo ouve tudo que sua mente diz. Haja vista que as mulheres que sofrem relacionamentos abusivos estão mais dispostas a terem doenças mentais como a depressão, pois começam a ser expostas ao sentimento de impotência e desesperança, visto que os agressores culpam as vítimas e as convencem disso. Logo, tudo isso retarda o combate ao relacionamento abusivo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ações são necessárias para amenizar o entrave. Para isso, o Governo Federal deve divulgar canais de denúncias por meio de panfletos acessíveis e locais onde as mulheres possam se alocar nas ruas, a fim de manter máxima segurança e discernir conhecimento sobre essa circunstância. Assim, “Utopia” de More será concretizada. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |