Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres.

Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Enviada em: 17/09/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

De acordo com o TJPR (Tribunal de Justiça do Estado do Paraná): "Um relacionamento abusivo é quando uma pessoa da relação tem um poder excessivo sobre o outro." Isso ocorre tanto por meio de manipulação, humilhação, isolamento externo ao relacionamento entre os indivíduos e abuso emocional quanto pela violência física. Tudo isso transforma uma relação que deveria ser de amor e afeto em uma prisão para a vítima. (Muito bem. Contextualizou o tema)

Em primeiro lugar, é de extrema importância ressaltar que um relacionamento abusivo envolve vários âmbitos de violência, não apenas a física, mas também a verbal e emocional. Muitas vezes é difícil para a vítima identificar que está em uma relação tóxica por se apegar à ideia de que o parceiro ruim é aquele que abusa fisicamente da vítima. Outrossim, um relacionamento abusivo nem sempre aparenta ser extremamente ruim, muitas vezes este vem disfarçado de presentes e pedidos gentis de desculpa, o que dificulta na percepção da mulher que sofredora. (Delimite e explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Deve-se ressaltar, também, que o abusador traz insegurança para a parceira - até mesmo isolando-a de amigos e família, completando um ciclo vicioso onde ele é a única pessoa na vida da mulher - e uma vítima que se sente isolada e insegura, vendo o parceiro tóxico como única via de afeição, se vê sem forças e motivação para tornar a sair daquela relação prejudicial. (Explore mais a discussão. Parágrafo frasal)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que se possa evitar a ocorrência de relacionamentos abusivos o governo e centros de apoio às mulheres devem fornecer tanto conscientização quanto suporte para as vítimas, nunca desacreditando-as. Isso deve ser feito por meio de palestras, panfletagens e até mesmo divulgações nas mídias sociais e televisivas, junto ao suporte com acompanhamento psicológico gratuito. Dessa forma, além de perceberem que sofreram com um relacionamento abusivo, o que ajuda a sair daquela relação o mais cedo possível, as pagantes poderão receber o apoio emocional adequado para superar o trauma sofrido. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200