Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Diante do número elevado de feminicídios em todo o país, é preciso discutir sobre o quão machista o Brasil ainda é e as consequências de relacionamentos abusivos na vida das mulheres. (Parágrafo frasal. Melhore a contextualização do tema)
A sociedade brasileira, devido à sua própria constituição como nação, marcada pela opressão dos mais de cem anos de escravidão, é permeada pela ideia de posse sobre o corpo feminino, tal qual ocorrera principalmente sobre as mulheres indígenas e negras com ainda mais intensidade que atualmente. Assim, não há --- com frequência ---, entre os homens brasileiros, a plena noção de que a mulher é um ser dotado das mesmas garantias liberais que eles. O Brasil é, por conseguinte, patriarcal e machista.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, há um profundo inconformismo, entre significativa parcela dos homens no Brasil, com a independência das mulheres, evidente nos inúmeros casos de violência psicológica e patrimonial, além da física, na tentativa de controlar a mulher, e, quando não raro, o alvo da agressão física é justamente o rosto dela, em clara tentativa de calá-la e feri-la além da aparência, resultando em transtornos psicológicos que demandam anos para serem removidos da vida daquela que é agredida.
(Boa estratégia coesiva) Há, portanto, a necessidade de se ampliarem os canais de denúncia, deixando-os cada vez mais próximos das mulheres, como a criação de aplicativos específicos em associação direta com as Delegacias da Mulher, para um atendimento rápido às vítimas. Também é fundamental ter número de delegacias proporcional a quantidade de mulheres em cada município do Brasil, além de sempre debater o tema em escolas, ambientes de trabalho, condomínios e mídia, para haver a conscientização de todos acerca da proteção legal das mulheres e da importância de relacionamentos emocionalmente saudáveis. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |