Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 16/09/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar
resultados!
PUBLICIDADE
Na novela "Mulheres Apaixonadas", Raquel sofre ao descobrir que está sendo perseguida pelo seu ex-marido, o qual a agredia constantemente, gerando traumas no cotidiano dela. Fora da ficção, nota-se que o relacionamento abusivo persiste no Brasil e traz graves consequências na vida das mulheres, como o afastamento social e a queda no quadro emocional. Logo, tanto a insuficiência educacional quanto a negligência estatal devem ser superadas. (Muito bem. Formulou a tese)
A princípio, pontua-se a lacuna na educação como um fator agravante dos efeitos de uma relação tóxica para o grupo feminino. Consoante a filósofa Djamila Ribeiro, se um problema não for conhecido, dificilmente a violência é descoberta. Nesse sentido, verifica-se que a realidade brasileira se insere no pensamento da filósofa, uma vez que os relacionamentos abusivos não são muito abordados na sala de aula. Isso pode ser explicado pela carência de palestras e atividades escolares que conscientizem os jovens acerca dessa questão. Como resultado, torna-se mais difícil evitar e impedir os efeitos de relações tóxicas no cotidiano feminino. Dessa forma, sem o esclarecimento dos pontos negativos dessa problemática aos alunos, ela é invisibilizada no cenário brasileiro.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, destaca-se a ausência de leis eficientes as quais protejam a mulher como outro aspecto que potencializa as consequências de uniões amorosas tóxicas. Para ilustrar isso, a Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, visa combater a violência contra as mulheres. Entretanto, percebe-se que essa lei tem perdido a efetividade, devido à falta de medidas atuais para assegurar essa norma e mitigar os traumas que muitas vítimas possuem em virtude de relações abusivas anteriores. Um exemplo disso é a notícia divulgada pelo G1 (Portal de Notícias da Globo), de que uma médica necessitou de acompanhamento psiquiátrico e terapêutico após ter sido espancada pelo namorado. Com base nisso, fica evidente que a negligência estatal dificulta a resolução desse problema.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, infere-se que os desafios supracitados devem ser mitigados para evitar os efeitos dos relacionamentos tóxicos na vida das mulheres. Para tanto, cabem às secretarias de educação, responsáveis por aplicarem as políticas educacionais nos municípios, agirem diante desse problema por meio da promoção de campanhas e palestras no ambiente escolar acerca dos traumas que as relações abusivas causam na vida das mulheres, a fim de alertar os estudantes sobre essa questão. Ademais, o Estado deve criar medidas que assegurem a Lei Maria da Penha no país, para manter a saúde mental das vítimas de uniões amorosas tóxicas. Assim, esse empecilho será solucionado e situações como as de Raquel poderão ser evitadas no paradigma brasileiro. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes. Mantenha os aspectos positivos!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
200
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.