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Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 16/09/2025
No livro “ É assim que acaba”, de Colleen Houver, é retratado assuntos importantes como a violência contra mulher gerada por ciúmes. Em muitos dos casos ocorridos hoje no nosso país, cerca de duas mulheres são agredidas por questão de segundos, destruindo suas vidas por relacionamentos tóxicos, geralmente por consequência de ciúmes, a impossibilidade de obter a posse dos bens materiais dessas mulheres.
Neste contexto, é visível a persuasão de casos que se agravam ainda ao decorrer de décadas. Para manter a saúde e bem-estar dessas mulheres, foi se criada a Lei Maria da Penha, resultante ação que impediram centenas de casos de feminicídios. No entanto, é desprezível ver as porcentagens de agressões físicas, verbais, psicológicas e sexuais aumentarem cada vez mais, mesmo contendo leis que protejam as mesmas.
Neste quesito, é meramente de suma importância haver mais programas silenciosos para que estas efetuem suas denúncias, pois, (Sem vírgula) a maioria dessas figuras femininas sofrem com o medo causado por esses homens. Em princípio muitas dessas não sabem que estão sendo submetidas a tal ação por apenas não terem visão própria, opinião e poder fazer suas escolhas. Presas por trás de máscaras que as foram colocadas desde o primeiro contato com o relacionamento abusivo.
Estimasse que mais vias de proteção seja gerada para essas mulheres, uma rede de apoio que garanta seus direitos, e que se faça justiça por aquelas que não tiveram a oportunidade de se livrar antes de suas mortes. (Parágrafo frasal. Não apresentou a proposta propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 0 | Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 520 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
