Os problemas causados por relacionamentos abusivos
Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 16/09/2025
De acordo com a pensadora moderna Djamila Ribeiro, para que se possa atuar sobre um problema, é necessário que ele seja retirado da invisibilidade. Ao dizer isso, Djamila
se mostra coerente com a realidade de muitas mulheres ao redor do mundo, visto que elas ainda enfrentam problemas gerados por relações, permeadas por abusos. Portanto, é necessário explorar os fatores sociais e constitucionais que causam tais problemas. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
A sociedade contemporânea ainda sofre com os estigmas de preconceito contra as mulheres, no qual são vítimas de violência diariamente, seja ela física ou emocional, que são reflexos de problemas sociais que ainda persistem em aparecer, como por exemplo, o machismo e a misoginia. Segundo dados publicados no Jornal Nacional, o Brasil é o país que mais tem vítimas de feminicídio em todo o mundo.
Do mesmo modo, o sistema judiciário nacional contribui para que essa problemática ainda persista em nosso país. Devido à falta ou a pouca disponibilidade de leis que penalizam a violência contra a mulher. Quem pratica esse ato tem a falsa sensação de impunidade diante dos atos cometidos e isso lhes dá a liberdade de continuarem a praticá-los. Portanto, é dever do poder judiciário nacional, mais precisamente os deputados que criam as leis, implementarem uma legislação que puna de maneira efetiva quem pratica a violência contra a mulher, a fim de que ela seja reduzida drasticamente ou extinta. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
