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Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 16/09/2025
Promulgada em 05 de outubro de 1988, a Constituição Federal reúne um expressivo conjunto de direitos para amparar a população e afirma que todos são iguais perante a lei. Todavia, a despeito de positivada na norma, essa igualdade não se verifica plenamente na prática, haja vista a presença significativa de relacionamentos abusivos que geram consequências negativas para as vidas de muitas mulheres no Brasil. Esse fenômeno deve ser investigado sob o prisma da omissão do Estado e das deficiências na educação, demandando intervenção para mitigar seus efeitos adversos. (Muito bem.Formulou a tese)
Dentro desse contexto, é pertinente analisar a influência da negligência estatal na geração do problema em discussão. Sob tal perspectiva, o proeminente filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel acreditava que o Estado exprime o interesse coletivo e realiza a liberdade humana. Isso, entretanto, não reverbera em plenitude na realidade brasileira, uma vez que pessoas do sexo feminino continuam a ser oprimidas em relacionamentos que resultam em prejuízos emocionais, psicológicos, físicos, financeiros, etc. Nesse sentido, ao deixar de atuar com mais firmeza nos casos de abusos, os poderes constituídos contribuem decisivamente para a perpetuação dessa mazela, a qual vitimiza milhões de mulheres no território nacional.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as falhas no sistema educacional também contribuem para agravar esse quadro. Nesse viés, Paulo Freire - notável educador, filósofo e sociólogo - declarou solenemente: "Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda". Essa constatação é plenamente aplicável à presente análise, uma vez que mudanças sociais efetivas podem ser fruto de um modelo de educação eficiente, formador de cidadãos conscientes e mais aptos a lidar com as questões da vida em coletividade. Contudo, devido às lacunas existentes no sistema, a formação escolar é comprometida, produzindo indivíduos com caráter deformado e reproduzindo formas de relacionamentos deletérios, os quais se traduzem em comportamentos abusivos dirigidos contra os mais vulneráveis, sobretudo crianças e pessoas do sexo feminino. Desse modo, enquanto houver déficits educacionais, o Brasil terá que conviver com esta terrível chaga: o aumento dos casos de abusos contra a mulher em todo o país. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que os fatores supracitados sejam combatidos, visando evitar suas consequências negativas. Nesse sentido, o governo federal - principal responsável pela formulação de políticas públicas no âmbito da União - deve fomentar a criação de programas para apoiar e proteger as vítimas de relacionamentos abusivos, o que será possível por meio da destinação de mais recursos públicos a um fundo específico, com o propósito de garantir mais dignidade a toda mulher envolvida em situação de vulnerabilidade emocional. Outrossim, cabe ao Ministério da Educação reforçar o ensino de Sociologia, Filosofia e outras disciplinas humanísticas na educação básica, com vistas à formação ética e moral aprimorada para os cidadãos do futuro. Assim, viabilizadas tais propostas, a igualdade prevista na Carta Magna será devidamente assegurada, e a transformação social defendida por Freire, consolidada. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
