Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
As mulheres brasileiras conquistaram muitos direitos em uma sociedade pautada na hegêmonia masculina, adquirindo espaço. No entanto, mesmo com os seus direitos, os casos de relacionamento abusivo são frequentes, (Justaposição) aliado a isso, a omissão estatal por parte da agressão e a ausência de suporte as vítimas.
Em primeira análise, muitas mulheres brasileiras possuem medo de se rebelar contra o agressor, por conseguinte, agrava a violência psicológica e física, fomentando ao parceiro a prosseguir com determinadas ações. Desta forma, as vítimas permanecem omissas. (Melhore a apresentação da discussão. Explore de modo produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a omissão estatal colabora para a continuidade do relacionamento abusivo, pois a ausência de políticas públicas para combater e conscientizar não reduzem as relações tóxicas provocadas pelo agressor. Assim, isso é contra a fala do filosófo contratualista, John, (Sem vírgula) Locke, que afirmava a garantia dos direitos do ser humano pelo o Estado. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário combater esta situação para que haja dignidade para as mulheres. Para isso, é necessário a participação do Governo Federal em investir na conscientização da população, por meio de palestras no ensino fundamental e no médio, afim de alertar aos jovens. Além disso, a mídia seria encarregada por informar a população sobre o relacionamento abusivo. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |