Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 15/09/2025
Status da correção:
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Inteligência Artificial
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decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, essa premissa ainda não se concretiza na realidade brasileira, visto que as consequências de relacionamentos abusivos na vida das mulheres revelam falhas no suporte social e institucional. Assim, verifica-se um desafio relevante, ocasionado pela invisibilidade social das vítimas e pela omissão do Estado em fornecer políticas eficazes de acolhimento e proteção.
Como ressalta Djamila Ribeiro, é preciso tirar da invisibilidade aqueles grupos ou indivíduos marginalizados. No caso das mulheres em situação de abuso, observa-se que muitas sofrem em silêncio devido ao medo, à dependência emocional ou financeira e ao preconceito social. Isso gera um ciclo de exclusão, no qual o estigma e a ausência de apoio dificultam a denúncia e perpetuam consequências graves, como traumas psicológicos, isolamento social e até riscos à vida.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a ineficiência do Estado intensifica a gravidade do problema. Para Thomas Hobbes, é responsabilidade do governo assegurar o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, no contexto da violência contra a mulher, essa obrigação não tem sido plenamente cumprida, visto que faltam delegacias especializadas em número suficiente, equipes capacitadas para acolhimento e campanhas eficazes de prevenção. Como resultado, muitas vítimas permanecem sem proteção institucional, o que contribui para a continuidade dos relacionamentos abusivos e para a vulnerabilidade feminina.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental atuar sobre essa questão. O Poder Público, por meio do Ministério da Mulher e da Justiça, deve ampliar os mecanismos de proteção, como casas de acolhimento e canais de denúncia acessíveis, a fim de garantir segurança e suporte às vítimas. Além disso, em parceria com escolas e meios de comunicação, devem ser promovidas campanhas educativas que combatam a cultura de violência e incentivem a igualdade de gênero. Assim, será possível reduzir as consequências dos relacionamentos abusivos e assegurar que os preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos se concretizem na prática. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
200
Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.