[Sem título]

Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Enviada em: 15/09/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Conforme o artigo 5º da Constituição Federal, todos os cidadãos são iguais perante a lei, com seus direitos sociais garantidos pelo Estado (Esse repertório não é produtivo). No entanto, vítimas das consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres no Brasil sofrem por não receberem a atenção adequada. Isso ocorre devido à falta de ações governamentais eficazes e à desigualdade social presente no país. Sendo assim, são necessárias medidas concretas para mudar essa situação. 

Diante desse cenário, torna-se pertinente destacar que a negligência governamental agrava o problema. Nesse contexto, a antropóloga Lilia Schwarcz descreve a existência de uma "política de eufemismos", ou seja, uma estratégia que suaviza ou encobre a gravidade de determinadas questões sociais. Consequentemente, ao não investir nos direitos estabelecidos pela Constituição e no apoio às envolvidas, o Estado contribui para a perpetuação de injustiças, como os números de feminicídios aumentando cada vez mais rápida.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, cabe ressaltar que o Brasil é socialmente desigual, o que torna a mudança de vida ainda mais desafiadora. Sobre isso, o geógrafo Milton Santos explica haver "espaços luminosos", os quais recebem maior atenção e investimentos, e "espaços opacos", onde estão os desfavorecidos, que não recebem a devida importância do poder público. Dessa forma, aquelas que vivem essa realidade enfrentam grandes dificuldades para assegurar seus direitos, devido às falhas legislativas e à ausência de apoio efetivo.

(Boa estratégia coesiva) Verifica-se, portanto, que, para garantir que as consequências de um relacionamento abusivo não afete mais a vida das mulheres, é imprescindível a criação de um projeto de lei que promova a maior atenção nos casos envolvendo vítimas do sexo feminino, com o apoio de deputados e senadores federais, responsáveis por criar medidas para auxiliar os necessitados. A proposta deve incluir a implementação de centros de apoio psicológico e jurídico em áreas vulneráveis, além de campanhas educativas obrigatórias no sistema educacional e nos meios de comunicação. Dessa maneira, a ineficácia do Estado e a desigualdade não afetarão mais as cidadãs, garantindo a todas, de fato, o que é previsto na Constituição brasileira. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200