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Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 14/09/2025
A canção "Maria da Vila Matilde", de Elza Soares, retrata a indignação de uma mulher que sofreu violência de seu companheiro. Sendo assim, a canção não se limita ao âmbito artístico, mas configura um reflexo da triste realidade enfrentada por muitas mulheres brasileiras, cujo relacionamento abusivo gera consequências em razão da resistência do machismo e da saúde mental. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
A primórdio, vale salientar que a mentalidade sexista vigente é determinante para a manutenção desse cenário caótico. De acordo com Simone de Beauvoir, "não se nasce mulher, torna-se mulher". Sob essa perspectiva, é possível ampliar a ideia de gênero, haja vista que é necessário desconstruir a ideia de que homens tem função de domínio sobre as mulheres. Nesse sentido, relacionamentos tóxicos são formas de manter a opressão feminina ao utilizar de formas agressões para controle do intelecto mulheril ao limitar a sua autonomia. Logo, essa violência resulta em um condicionamento de poder e restringe os seus alcances.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, os prejuízos a saúde psicológica da vítima é também um fator que fomenta a perpetuação desse quadro alarmante. Segundo Maria da Penha, "a vida começa quando a violência acaba". Dessa forma, os danos a integridade da vítima vão além do físico, afetando seu emocional e até mesmo gerando doenças psíquicas como ansiedade e depressão. Dessa maneira, ao abalar o intelecto dessas mulheres cria-se um elo fraco na luta contra essa problemática, além de conservar o ciclo vicioso a qual essas estão inseridas.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para acabar com os abusos sofridos por mulheres em relacionamentos tóxicos. Para isso, o Ministério da Educação, como órgão responsável por construir a mentalidade dos cidadãos, deve incluir, nos planos de aula, palestras que promovam conhecimento sobre o assunto de modo a acabar com a mentalidade machista que impera. Ademais, o Ministério da Mulher, como órgão responsável por assegurar condições favoráveis a elas, deve divulgar meios de denúncias através de campanhas de publicidade afim de facilitar o pedido de socorro das vítimas. Desse modo, a canção de Elza Soares não mais representará o corpo social brasileiro. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
