Relacionamento abusivo e seus males

Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Enviada em: 14/09/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição Federal de 1988, (Sem vírgula) prevê um rol de garantias fundamentais, dentre elas o direito à vida, liberdade e segurança. Todavia, no que tange às consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres, essa prerrogativa não é de fato efetivada. Desse modo, fatores como inoperância estatal e a passividade da sociedade favorecem a existência desse entrave. (Muito bem. Formulou a tese e contextualizou o tema)

Nesse sentido, é imperioso analisar a ausência de medidas governamentais para combater tais desafios. De acordo com o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, todos os indivíduos nascem livres e iguais em dignidade e direitos, preceito que não é concretizado na sociedade brasileira, uma vez que muitas vítimas enfrentam obstáculos para acessar os mecanismos de proteção oferecidos pelo Estado, como a Lei Maria da Penha. Dessa forma, fica claro que as autoridades, com urgência, precisa mudar seu posicionamento diante do impasse.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a normatização social é outro fator que impulsiona casos de opressão dentro de um relacionamento. Nesse prisma, Hannah Arendt, filósofa política alemã, introduziu o termo "banalidade do mal", conceito que descreve a capacidade humana de abdicar da responsabilidade moral devido a uma normalização atribuída a cenários já estruturados no corpo social. Diante disso, uma vez que as pessoas não problematizam agressão física ou psicológica na relação, o abuso continuará.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas devem ser tomadas para reverter esse quadro. Assim, cabe ao Governo Federal criar campanhas de conscientização da população através da mídia, buscando extinguir a normalização social. (Truncamento) Bem como a fiscalização mais rígida sobre a efetivação de leis já existentes afim de combater as consequências de uma relação abusiva. Somente assim, todas poderão viver de forma plena em conjunto social, sem terem seus direitos feridos dentro de uma relação amorosa. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     880
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200