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Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 14/09/2025
A obra "ensaio sobre a cegueira", de José Saramago, apresenta a narrativa de uma sociedade cega no que concerne aos problemas sociais. Fora do espectro ficcional, a crítica do autor ainda é perceptível no Brasil contemporâneo, visto que muitos indivíduos não enxergam as consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres em razão da invisibilidade e de educação deficitária. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Percebe-se, a princípio, a inércia governamental como impulsionadora do óbice. Sob esse viés, o sociólogo Zygmunt Bauman utiliza o termo "instituição zumbi" para simbolizar entidades que não cumprem seus papéis sociais. Nesse sentido, constata-se que o Estado é análogo ao conceito baumaniano, pois, no que tange a criação de campanhas acolhedoras acerca dos impactos da invisibilidade, traumas físicos e psicológicos , baixa autoestima, medo e repulsa para o progresso individual e social, ele se mostra ausente. Como efeito, tal postura negligente faz com uma parcela de vítimas padeça com o isolamento social e limitação de suas próximas relações afetivas ocasionados pela indivisibilidade estrutural. Essa ausência de intervenção, recorrente da baixa atuação estatal, fomenta o panorama de assimetria social, já que a máquina pública é falha.
(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se, ademais, a fragilidade do sistema educacional no que diz respeito à valorização de mecanismos de defesa da mulher. Nesse sentido, o líder sul-africano Nelson Mandela reafirma a educação como ferramenta essencial para transformar a sociedade. Apesar disso, a formação nacional apresenta falhas, impedindo o reconhecimento de alerta de sinais em relação aos seus parceiros abusivos contribuindo para a manutenção de estigmas sociais e prejudiciais. Uma das expressões dessa realidade é a carência da abordação no contexto escolar, pois disciplinas como matemática recebem maior atenção institucional. (Reestrutrue essa discussão) Dessa forma, as consequências geradas pela falta de apoio são viabilizadas, e os alunos passaram a reproduzir esses estigmas.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de mitigar essa problemática no território brasileiro. Cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável por políticas educacionais, implementar medidas que reconheçam as consequências e os sinais de socorro por meio de conteúdos que abordem saúde e linguagem corporal e outras manifestações. Com isso, o reconhecimento desses sinais serão parte essencial da aprendizagem. Paralelamente, é dever do Ministério da Saúde, órgão responsável pela formulação de políticas públicas voltadas à saúde da população, atuar na promoção do bem-estar físico e mental dos indivíduos em situação de vulnerabilidade, prestando atendimento adequado a essas mulheres. Assim, será possível romper com estigmas históricos e construir uma educação plural. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
