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Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Enviada em: 14/09/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial

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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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A obra "ensaio sobre a cegueira", de José Saramago, apresenta a narrativa de uma sociedade cega no que concerne aos problemas sociais. Fora do espectro ficcional, a crítica do autor ainda é perceptível no Brasil contemporâneo, visto que muitos indivíduos não enxergam as consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres em razão da invisibilidade e de educação deficitária. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Percebe-se, a princípio, a inércia governamental como impulsionadora do óbice. Sob esse viés, o sociólogo Zygmunt Bauman utiliza o termo "instituição zumbi" para simbolizar entidades que não cumprem seus papéis sociais. Nesse sentido, constata-se que o Estado é análogo ao conceito baumaniano, pois, no que tange a criação de campanhas acolhedoras acerca dos impactos da invisibilidade, traumas físicos e psicológicos , baixa autoestima, medo e repulsa para o progresso individual e social, ele se mostra ausente. Como efeito, tal postura negligente faz com uma parcela de vítimas padeça com o isolamento social e limitação de suas próximas relações afetivas ocasionados pela indivisibilidade estrutural. Essa ausência de intervenção, recorrente da baixa atuação estatal, fomenta o panorama de assimetria social, já que a máquina pública é falha. 

(Boa estratégia coesiva) Ressalta-se, ademais, a fragilidade do sistema educacional no que diz respeito à valorização de mecanismos de defesa da mulher. Nesse sentido, o líder sul-africano Nelson Mandela reafirma a educação como ferramenta essencial para transformar a sociedade. Apesar disso, a formação nacional apresenta falhas, impedindo o reconhecimento de alerta de sinais em relação aos seus parceiros abusivos contribuindo para a manutenção de estigmas sociais e prejudiciais. Uma das expressões dessa realidade é a carência da abordação no contexto escolar, pois disciplinas como matemática recebem maior atenção institucional. (Reestrutrue essa discussão) Dessa forma, as consequências geradas pela falta de apoio são viabilizadas, e os alunos passaram a reproduzir esses estigmas.

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de mitigar essa problemática no território brasileiro. Cabe ao Ministério da Educação, órgão responsável por políticas educacionais, implementar medidas que reconheçam as consequências e os sinais de socorro por meio de conteúdos que abordem saúde e linguagem corporal e outras manifestações. Com isso, o reconhecimento desses sinais serão parte essencial da aprendizagem. Paralelamente, é dever do Ministério da Saúde, órgão responsável pela formulação de políticas públicas voltadas à saúde da população, atuar na promoção do bem-estar físico e mental dos indivíduos em situação de vulnerabilidade, prestando atendimento adequado a essas mulheres. Assim, será possível romper com estigmas históricos e construir uma educação plural. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200