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Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 13/09/2025
"O progresso é impossível sem mudança, e aqueles que não conseguem mudar suas mentes não conseguem mudar nada". Essa frase, de George Bernard Shaw, representa, atemporalmente, a questão do combate aos desafios dos relacionamentos abusivos na vida das mulheres, tendo em vista que essa problemática é inquestionavelmente recorrente na sociedade contemporânea. Nesse sentido, tal realidade ocorre em virtude da omissão estatal e da negligência midiática. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, deve-se ressaltar a inércia governamental, a qual causa a desvalorização da qualidade dos serviços públicos, tais como saúde e defesa civil, como um dos impulsionadores responsáveis pelo crescimento do problema. Nessa perspectiva, Thomas Hobbes, em seu livro "Leviatã", defende a obrigação do Estado em proporcionar meios que auxiliem o progresso no corpo social. Entretanto, o descaso governamental, direcionado às pessoas que sofrem com as consequências de um relacionamento abusivo, diverge fulcralmente do previsto na Carta Magna, visto que a falta de dispositivos políticos de monitoramento, em prol da execução dos direitos constitucionais, para a garantia da distribuição equitativa dos recursos, prejudica a efetuação de políticas públicas e dificulta, indubitavelmente, o âmbito social no enfrentamento dos obstáculos básicos. Logo, é inaceitável que a situação perdure, na nação brasileira, caso contrário, trará a perpetuação da violência e dos traumas psicológicos. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, destaca-se a negligência midiática, que promove o agravamento da desinformação civil, no que tange o revés abordado, como outro dos principais fatores ligados ao aumento das consequências dos relacionamentos abusivos. Diante do exposto, conforme a reportagem do Jornal Nacional, em 2025, a amplificação dos casos dos relacionamentos abusivos atingiram níveis alarmantes. Sob esse viés, segundo o escritor Aldous Huxley, os fatos não se tornam inexistentes quando ignorados. Sob essa perspectiva, a ideia sobredita se aplica indiscutivelmente no âmbito nacional, considerando que a mídia busca, em sua maioria, persuadir os cidadãos, propagando ideias como "todos pensam assim", e impor-lhes uma nova visão manipulada e prejudicial acerca do entendimento do óbice tratado. Desse modo, em razão do silenciamento dos meios de comunicação, o infortúnio perdura em solo brasileiro. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a absoluta necessidade de combater definitivamente as consequências dos relacionamentos abusivos na vida das mulheres. Para tal, o governo federal, órgão responsável por administrar as políticas públicas nacionais, por meio do auxílio do Ministério do Planejamento, deve desenvolver uma secretaria específica para gerenciar e amparar, de maneira justa e igualitária, os problemas enfrentados. Ademais, cabe à mídia divulgar informações e reportagens para dar a devida visibilidade à problemática. Assim, será possível melhorar a qualidade de vida da população e promover a mudança, como propõe George Bernard Shaw. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser desenvolvidas dentro do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
