Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 13/09/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza
inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não
podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
200
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2
200
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
960
Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar
resultados!
PUBLICIDADE
No livro "Quarto de Despejo", é relatada a vida de uma mulher pobre que sofre abusos tanto do Governo quanto das pessoas que convive. Nesse contexto, os homens que passaram pela sua vida são ditos como abusivos e desrespeitosos. Paralelamente, milhões de mulheres passam por situações similares, podendo sofrer danos psicológicos e perder redes de apoio. Logo, a discussão sobre o assunto é necessária.
Em primeiro lugar, o abuso pode acontecer com a violência física ou verbal, na qual ambas causam prejuízo à saúde mental. Seguindo o raciocínio, o neurocientista Miguel Nicolelis explica o conceito de "proteção neurológica", no qual o cérebro se altera para que a violência não ocorra novamente. Essas mudanças podem ser percebidas com a abertura de quadros de ansiedade - com um mecanismo de luta ou fuga - ou da depressão - causada a partir da desconfiança nas pessoas. Então, esses transtornos prejudicam significativamente a qualidade de vida dessas mulheres.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, com o abuso ocorre a perda de contato com familiares, às vezes por serem coagidas ou por não quererem mostrar seu estado físico. Sobre essa perspectiva, o psicólogo Flávio Gikovate explica que a perda de redes de apoio amplifica a situação de violência além de agravar quadros psicológicos. Dessa maneira, o abuso pode se tornar cada vez mais perigoso, podendo, em casos mais agravados, acarretar em homicídio. Assim, a convivência com familiares e pessoas que possam ajudar colaboram para o fim da violência.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para resolver esse problema, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) deve criar o projeto "fim da violência doméstica", trabalhando em conjunto com psicólogos com a finalidade de tratar transtornos psicológicos e pedagogos para desenvolver materiais didáticos, palestras e postagens nas principais plataformas midiáticas sobre como evitar situações de abuso e onde recorrer ajuda. Desse modo, as mulheres terão redes de apoio e irão conscientizar-se sobre como é um relacionamento abusivo podendo evitá-los com maior segurança. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
200
Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
160
Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.