Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A série mexicana "O Jardineiro", da Netflix, exibe um cenário de relacionamento abusivo onde a mãe do protagonista vive sob a sombra de um parceiro controlador e violento. Fora do universo ficcional, é fato que as mulheres brasileiras sofrem do mesmo estigma quanto ao relacionamento tóxico. Fica claro, pois, que esses cenários refletem na vida das mulheres em forma de traumas como também interferem na autovalorização das mesmas. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
Primeiramente, é nítido que relacionamentos não-saudáveis deixam marcas nas vítimas. Isso porque, de acordo com a terceira lei de Newton, toda ação tem uma reação. Para validar a análise do físico, basta pensar nas sequelas das mulheres que sofrem nas mãos de parceiros abusivos, as quais consequentemente portam traumas. Traumas esses que causam retrocesso na cabeça das parceiras, levando-as a reagir de maneira pacífica a esses estímulos, mas fomentando inúmeros problemas psicológicos como a depressão, que se deriva do isolamento social da mulher oprimida. Logo, é óbvio que relacionamentos abusivos abrem portas para outras óbices. (Apresente dados)
(Boa estratégia coesiva) Sob outro prisma, faz-se mister pontuar, ainda, a fragilização da autovalorização das vítimas. Sob esse viés, à medida que a mulher é alvo recorrente de insultos pelo próprio parceiro, ela passa a não reconhecer seu próprio valor, ou seja, a desconhecer o que merece dentro e fora de um relacionamento. Diante dos fatos supracitados, é visível que essas mulheres não possuem a capacidade de se auto valorizar, já que segundo o dicionário brasileiro, autovalorização significa reconhecer as próprias habilidades, valor e importância. Dessa maneira, é necessário romper com a óbice para as vítimas atribuírem valor a si próprio. (Delimite e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que para mitigar as consequências na vida das mulheres que sofreram durante relações abusivas é preciso desfazer suas fundações. Para tanto, cabe à Lei Maria da Penha, por meio de verbas governamentais, financiar sessões terapêuticas às vítimas, a fim de tratar dos hematomas fruto de relações tóxicas. Outrossim, é crucial que as grandes redes divulguem canais de denúncia, e de maneira igualitária, incentivar através de uma linguagem injuntiva, o ato de denunciar. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |