[Sem título] - Corrige Aqui

Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres

Enviada em: 12/09/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

No contexto contemporâneo, a sociedade brasileira enfrenta desafios relacionados às consequências de relacionamentos abusivos na vida das mulheres. Esse cenário pode ser compreendido à luz da obra "A República", de Platão, que idealiza uma coletividade harmônica, mas distante da realidade atual, marcada por desequilíbrios de poder e violência de gênero. Ademais, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 6º, assegura os direitos sociais como fundamentais, incluindo a proteção à dignidade e à integridade das mulheres, reforçando a necessidade de intervenção diante da problemática. Sob essa ótica, torna-se essencial analisar os principais fatores que perpetuam tal quadro e propor medidas eficazes para sua superação. 

Em primeiro plano, é válido destacar que a naturalização da violência doméstica contribui para a manutenção da questão. Nesse sentido, o filósofo John Rawls, em sua teoria da justiça, defende que uma sociedade só é justa quando as instituições asseguram equidade entre os indivíduos — o que não ocorre no Brasil diante da realidade de mulheres que sofrem abusos psicológicos, físicos e financeiros (Explore mais essa discussão). Desse modo, enquanto houver negligência social e falhas na aplicação de leis protetivas, como a Lei Maria da Penha, a população feminina continuará a sofrer as consequências da opressão estrutural e do medo constante.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é imprescindível ressaltar que os impactos psicológicos e emocionais decorrentes do abuso agravam o problema. Tal situação pode ser associada ao pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu, segundo o qual a reprodução das desigualdades sociais ocorre por meio das instituições e da cultura dominante. Essa lógica se materializa quando o estigma social e a falta de políticas públicas de apoio psicológico impedem a recuperação e a autonomia das mulheres, perpetuando um ciclo de sofrimento, baixa autoestima e dependência econômica. Como consequência, compromete-se o pleno desenvolvimento social e a efetiva participação feminina na sociedade.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, medidas se fazem necessárias para mitigar a questão. O Governo Federal, em parceria com órgãos legislativos, instituições de ensino e mídias de conscientização, deve implementar programas de apoio psicológico, campanhas de prevenção à violência doméstica e incentivo à autonomia econômica das mulheres, por meio de projetos sociais, legislações rigorosas e parcerias público-privadas, a fim de garantir justiça social, promover a inclusão feminina e reduzir a perpetuação da violência. Assim, será possível construir uma realidade mais justa, alinhada à harmonia idealizada por Platão e ao cumprimento dos direitos previstos pela Constituição. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200