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Consequências de um relacionamento abusivo na vida das mulheres
Enviada em: 12/09/2025
A Constituição Federal de 1988 defende que ninguém será submetido a tratamento desumano ou degradante. Contudo, verifica-se que esse princípio fundamental é frequentemente violado diante dos relacionamentos abusivos, que afetam milhares de mulheres em todo o país, gerando consequências psicológicas, físicas e sociais graves. Esse cenário decorre da persistência do patriarcado e do silêncio da mídia. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Convém pontuar, primeiramente, que o patriarcado contribui para a manutenção da temática. Desde o Brasil Colônia, a sociedade foi construída baseada em uma lógica de supremacia masculina, que colocava o homem como provedor e autoridade máxima no núcleo familiar, enquanto a mulher era relegada a um papel de submissão. Mesmo após a superação da condição colonial, essas concepções foram solidificadas e ainda regem as relações sociais contemporâneas. Nesse sentido, práticas abusivas contra mulheres (Cite exemplos) em relacionamentos amorosos são, muitas vezes, naturalizadas devido à presença do patriarcado, o que pode gerar danos psicológicos profundos e dificultar a autonomia feminina.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o silenciamento midiático constitui outro entrave para o enfrentamento da temática. Sobre isso, o filósofo Jean Paul Sartre afirma: “Toda palavra tem consequências. Todo silêncio também”. Essa reflexão do pensador se alinha perfeitamente à atuação da mídia, uma vez que seu silêncio diante de problemas sociais relevantes contribui para a sua perpetuação. À luz disso, evidencia-se a ausência de discussões e campanhas conscientizadoras acerca da questão do relacionamento abusivo nos diversos meios de comunicação — como a internet e a TV. Essa omissão compromete o reconhecimento de sinais de relações nocivas por parte das vítimas e da população em geral, o que dificulta a denúncia e a responsabilização dos agressores.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas efetivas precisam ser adotadas para combater o problema. Para isso, o Ministério da Educação deve inserir práticas pedagógicas voltadas à igualdade de gênero, por meio de debates e projetos interdisciplinares, a fim de desconstruir concepções patriarcais e formar cidadãos mais respeitosos. Ademais, a mídia deve assumir um papel ativo de conscientização, por intermédio de campanhas educativas em redes sociais e programas televisivos, com o objetivo de romper o silêncio social e possibilitar o reconhecimento precoce de relacionamentos abusivos. Assim, será possível impedir que mulheres continuem submetidas a tratamentos desumanos e degradantes, conforme assegura a Constituição de 1988. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
