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Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Enviada em: 17/08/2025
"Todos os dias, almas choram em silêncio clamando por justiça no Brasil. Enquanto isso, o trono da injustiça se instala até onde ninguém viu". Na música de Priscilla Alcântara, há a denúncia acerca de diversos problemas, como a desigualdade. Em paralelo, na realidade do país, isso pode ser observado na medida em que a falha estatal e o comprometimento do senso crítico prejudicam o fortalecimento da democracia brasileira, por meio da polarização política.
Efetivamente, é importante pontuar que a negligência governamental é um pilar do contato limitado com a diversidade ideológica. Nesse contexto, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman, as instituições sociais, como o Estado, tornaram-se "zumbis" por manterem-se vivas, porém sem eficácia em atingir seus propósitos. À vista disso, nota-se que, devido à escassez de investimentos na realização de eventos culturais e educadores - como palestras virtuais em forma de "live", em que a discussão amigável entre duas pessoas de pensamentos opostos sobre determinado assunto é trazida à tona, mostrando que eles podem ter laços em comum para além das diferenças -, muitos brasileiros sem qualidade de formação são privados de experiências particulares, que, comumente, contribuem para isso, a partir do despertar da sensibilidade, do amadurecimento do senso comum e da compreensão de realidades sociais alternativas. Assim, a inércia política impulsiona o desafio em questão. (Delimite as discussões)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, convém ressaltar que o prejuízo ao senso crítico é um efeito direto da problemática. Nesse sentido, sabe-se que uma visão expandida de mundo favorece a postura reflexiva e a autonomia de pensamento. Em correlato, é factual que o contato com existências advindas do exterior das "bolhas sociais" - quando manifestado por meio de artigos, palestras e novelas, por exemplo - favorece a formação de um arcabouço social e moral, ampliado a partir do contato com realidades diversas. No entanto, observa-se que, ao ser limitado o acesso a tal experiência, muitas pessoas com uma concepção restrita de mundo sofrem danos na sua formação crítica, sendo facilmente manipuladas por não possuírem um ímpeto questionador (Reestruture essa discussão). Desse modo, faz-se urgente a mudança nesse paradigma de acriticidade.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente que o descaso político colabora com tal panorama, afetando a formação dos indivíduos e, de maneira mais específica, a sua capacidade crítica. Por isso, cabe ao Estado, responsável por administrar o território brasileiro, criar campanhas educativas. Isso será feito por intermédio da promoção de vídeos informativos nas páginas oficiais das redes sociais da União, a fim de instruir a população acerca da polarização política e seus impedimentos no fortalecimento da democracia. Dessa forma, será possível otimizar a criticidade da nação e romper com as negligências evidenciadas por Priscilla Alcântara. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 880 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
