Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
De acordo com o sociólogo Émilie Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um “corpo biológico”, por ser, assim como esse, composta por partes que interagem entre si. Desse modo, para que esse organismo seja igualitário e coeso, é necessário que todos os direitos dos cidadãos sejam garantidos por um governo regido pela democracia. Todavia, isso, no Brasil, ainda encontra desafios devido à polarização de ideias, de opiniões e de grupos políticos.
Essa divergência do pensar não é um aspecto exclusivo da vida contemporânea. Pode-se citar, por exemplo, a disputa por áreas de influência político-econômica entre os Estados Unidos, capitalista, e a extinta União Soviética, principal governo comunista neste período conhecido por “guerra fria”. Apesar de não ter sido um conflito bélico, essa polarização política da época impactou a vida de muitos cidadãos ao redor do globo. Mais especificamente, na Alemanha pós-guerra, o muro de Berlim não só dividiu o território do país como também separou famílias e as restringiu do direito de escolherem seus líderes, marcando um governo polarizado e antidemocrático.
Como paralelo aos acontecimentos históricos anteriormente citados, o Brasil atual encontra-se imergido por distintos ideais políticos e por um fanatismo que ameaça a democracia. Com faixas e cartazes incentivando uma intervenção militar no país, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, (Sem vírgula) depredaram prédios e sedes do governo brasileiro motivados pelos resultados das eleições presidenciais do ano anterior. Tal atitude ameaça o Estado democrático de direito e põe em xeque a integridade de instituições que defendem a democracia. (Reestruture e explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) A polarização política, portanto, proporciona grandes debates sobre a manutenção da democracia no Brasil. Cabe ao governo federal intensificar propagandas defendendo a democracia e estimulando as famílias de todo o país a respeitarem as opiniões politicas diferentes. Tais propagandas devem contar com a participação de figuras públicas e artistas - valendo-se de sua grande influência na mudança de comportamento da sociedade - ajudando a mitigar açōes contrárias ao exercício da democracia por todo o território nacional e garantir que todos os direitos dos cidadãos sejam cumpridos. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |