Direita ou Esquerda?
Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Enviada em: 16/08/2025
Em sua obra “Direita e Esquerda”, o Filósofo Norberto Bobbio infere que a pluralidade de ideias é fundamental para uma sociedade democrática fortalecida, contanto que não se torne antagonismo extremo. No entanto a ideologia do filósofo não se aplica ao contexto social brasileiro que enfrenta uma crescente polarização política, enfraquecendo a democracia do país. Diante desse cenário torna-se fundamental discutir sobre as causas dessa problemática.
Em primeiro plano, pode-se concluir que o setor midiático exerce forte influência no fortalecimento da fragmentação social. O documentário “O Dilema das Redes” revela como os algoritmos de plataformas digitais reforçam as crenças individuais ofertando conteúdo personalizado, incluindo desinformação. Esse fenômeno por consequência causa desvalorização do diálogo e fortalecimento de extremismo político, criando assim conflitos apáticos e desestruturação da democracia. Desse modo torna-se fundamental regulação das plataformas para que forneceram conteúdo mais transparente. (Essa discussão precisa ser mais explorada. Argumento pertinente)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a ausência de uma educação política efetiva contribui a formação de um ambiente social menos empático, já que muitos cidadãos desconhecem a finalidade das instituições democráticas e acabam se guiando pelos discursos radicais, tornando assim o adversário um inimigo. Nesse contexto, o filósofo Paulo Freire infere, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” Tal reflexão evidencia que para alcançar uma sociedade mais racional e democrática é essencial fornecer acesso ao conhecimento político, de modo a reduzir os impactos da ignorância sobre o sistema democrático brasileiro.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é evidente a necessidade de criação de medidas que promovam a tolerância entre indivíduos no cenário político. Desse modo, cabe ao Congresso Nacional a criação de leis que impeçam a proliferação de desinformação pelo setor midiático, exigindo maior transparência das plataformas em relação aos conteúdos ofertados. No mesmo contexto, é de responsabilidade do Ministério da Educação inserir o ensino sobre o uso responsável das redes sociais no ambiente escolar, a fim de prevenir a disseminação de discursos de ódio e notícias falsas. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
