Os desafios da sociedade brasileira no combate à desinformação na era digital
Os desafios da sociedade brasileira no combate à desinformação na era digital - Corrige Aqui
Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Enviada em: 14/08/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial
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decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
160
Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2
160
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
160
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
200
Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final
880
Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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O Brasil, assim como grande parte do mundo, vem em intensa transformação digital, no qual informações circulam sem precedentes. Embora, (Sem vírgula) traga beneficios, as redes sociais são utilizadas para propagar falsas informações. Assim, dois grandes desafios da sociedade brasileira no combate à desinformação na era difital devem ser debelados: As politicas públicas ineficazes ea falha na educação atual.
Diante do cenário exposto, as politicas públicas vem tornando ineficaz visando o crescimento exponencial da polarização politica, sendo ela, (Sem vírgula) um pilar significante para propagação de falsas informações no país. Cosoante ao escritor, Andrés Bruzzone, quanto mais polarizada uma sociedade, mais burra, autoritária e desinformada ela se torna. Nesse sentido, esse estado pode ser observado na hodierna realidade brasileira, na medida em que politicas públicas permitem o aumento de partidos que pregam a desinformação sem veraacidade à milhões de brasileiros.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as falhas educacionais também constituem-se como inpotantes fatores que aprofudandam a desinformação no Brasil. Segundo o filosófo Immanuel Kant, "o homem é aquilo que a educação faz dele". Sob esse prisma filosofico, essas falhas educacionais solidificam mentalidades alienadas na falta de veracidade dos tempos atuais, potencializando a desinformação no país. Nesse viés, a própria formação do cidadão brasileiro - no que tange à falta de informação - é maculada por noções desprovidas de veracidade, corroborando com o enxame de desinformação no país, sem que tenha um método para diminuição do mesmo.
(Boa estratégia coesiva) Interfere-se, portanto, que as politicas públicas ineficazes e as falhas educacionais configuram-se como os dois desafios da sociedade brasileira no combate a desinformação na era digital. Nessa ótica, o Governo Federal - orgão máximo responsável pela pela ordem social - deve ampliar as politicas públicas existentes, por intermedio de uma aliança com o Governo Estadual e Governo Municipal, com a finalidade de diminuir a polarização politicas no país, por meio das mídias digitais - grande divulgadora de informações - visando a união do povo brasileiro, consequentemente, diminuindo as "Fake News". O Governo também deve corrigir as falhas educacionais, por meio de programas educacionais que visam os perigos das falsas informações na sociedade, afim de mitigar esse desafio do cenário educacional, tornando um futuro com mais consiência e menas mentiras. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
120
Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
160
Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
120
Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
200
Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
200
Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.