Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Enviada em: 14/08/2025
A reflexão do sociólogo Zygmunt Bauman de que o problema do nosso tempo não é a ausência de soluções, mas a falta de vontade coletiva de implementá-las revela uma contradição presente nas sociedades contemporâneas: mesmo com o acesso à informação e à tecnologia, muitos problemas sociais persistem por falta de ações efetivas. No Brasil, esse cenário se evidencia diante da negligência em relação aos desafios da polarização política no fortalecimento da democracia, fator que contribui para a manutenção de desigualdades e a limitação do pleno exercício da cidadania. Diante disso, torna-se necessário analisar os principais entraves à resolução dessa problemática, especialmente a ineficiência de políticas públicas e a passividade social. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro lugar, é preciso reconhecer que a origem do entrave está frequentemente associada à reprodução de desigualdades históricas. Nesse contexto, a falta de acesso a oportunidades equitativas e a carência de informação crítica agravam o cenário. De acordo com Nelson Mandela, "a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo". Entretanto, quando o sistema educacional falha em promover a conscientização social, perpetua-se a ignorância sobre o tema, o que naturaliza o impasse e dificulta transformações significativas, como a inclusão do tema 'polarização política' nos currículos escolares. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, a responsabilidade pela superação desse desafio não deve recair exclusivamente sobre o Estado. A crença de que apenas o poder público deve agir contribui para a estagnação social. A teoria de Émile Durkheim, ao afirmar que o fato social é fruto da ação coletiva, reforça a ideia de que a mudança só ocorre quando há engajamento comunitário. Assim, a ausência de uma cultura de participação ativa por parte da sociedade civil enfraquece a pressão por melhorias e retarda a criação de medidas efetivas para incluir esses estudantes.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é evidente que a resolução dos desafios relacionados aos desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira requer uma atuação conjunta entre o poder público e a sociedade civil. Cabe ao Estado, por meio de órgãos competentes como o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) ou ao Ministério da saúde, desenvolver políticas públicas eficazes que promovam a inclusão social e o acesso à informação de qualidade. Paralelamente, é fundamental que as instituições de ensino incentivem o pensamento crítico desde os primeiros anos escolares e que a mídia, com seu amplo alcance, colabore com campanhas de conscientização por meio de recursos como postagens informativas, entrevistas, palestras e programas educativos. Dessa forma, mediante a união entre conhecimento, ação e empatia, será possível construir uma sociedade mais justa, inclusiva e preparada para os desafios do presente e do futuro. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
