Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

Enviada em: 13/08/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No início de 2024, um grupo de apoiadores do ex-presidente do Brasil, (Sem vírgula) cometeu um atentado a democracia por meio de uma tentativa de invasão ao congresso, devido a derrota nas eleições do candidato Bolsonaro. Essa atitude reflete sobre a atual situação da polarização política na democracia, onde é viável observar os conflitos que se geram quando há opiniões distintas, contribuindo para um aumento cada vez maior da violência e desrespeito à indiferenças. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Nesse contexto, observa-se que sempre há um aumento significativo na taxa de violência em eventos políticos. Um exemplo disso se dá em 2023, enquanto havia período eleitoral, onde um homem sofreu homicídio em seu próprio aniversário, onde o tema era de uma figura política, que foi a principal causa do atentado. Isso reforça a visão de que a polarização política, ou de que grupos opostos, podem incitar a violência. (Reestruture e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, indiferenças de ideias geram também um aumento no desrespeito, pois a população tende a desrespeitar e agredir aqueles com ideias distintas, que causa uma inconformidade. Na psicologia, a principal causa dessa atitude se dá na falta de amadurecimento de ideias durante a infância. (Abordagem limitada)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por fim, é visível ver que a polarização política está contribuindo cada vez mais contra a democracia, devido a violência. É importante que haja uma conscientização sobre opiniões opostas durante a infância até a vida adulta, seja em escolas, em casa, palestras, ou em outros ambientes públicos. Além de criação de leis que punam aqueles que desrespeitem divisões de pensamentos, para que atos de violência como o que aconteceu no congresso não venham a se repetir. ​​​​​​​(Não apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     680
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200