Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A Guerra Fria foi um período de tensão entre Estados Unidos e União Soviética em que o mundo se dividiu em dois grandes polos: o capitalista e o socialista. Paralelamente, no Brasil atual, vive-se uma polarização entre a direita e a esquerda políticas, que é agravada pelo silenciamento midiático e resulta em discursos e ações violentas que ameaçam a democracia.
Primeiramente, é valido reconhecer a existência de dois grandes polos na política nacional. Isso, infelizmente, é decorrência de como o assunto é abordado, visto que a mídia não dá visibilidade ao problema. Ao presencial o agravamento da divergência de ações políticas em extremos ideológicos, as pessoas tendem a se habituar a ela. De acordo com a socióloga francesa Simone de Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no sendo comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição de questões, gera comportamentos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a polarização como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado. (Reestruture e explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, ao presenciar o descaso da mídia e uma comunidade incapaz de realizar julgamentos racionais (Reelabore), nota-se o aumento da intolerância política. Como consequência, há a fragilização do estado de democracia, já que discursos e ações pautadas no ódio ferem diretamente princípios democráticos essenciais: o respeito, a dignidade e a liberdade. Sob essa ótica, a "Atitude Blasé" - termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel - torna-se um elemento que intensifica a violência, porque ela ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio a situações que deveria dar atenção. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a necessidade de atenuar o quadro atual. A fim de minimizar a violência resultante de atritos entre extremos ideológicos, o Ministério da Educação - órgão responsável por garantir o pleno exercício do direito à educação - precisa não só ativar o corpo social sobre essa realidade, mas também assegurar uma formação política para a população. Portanto, essas medidas devem ser realizadas tanto por meio de campanhas nas mídias sociais - disponibilizando cartilhas educacionais sobre práticas democráticas - quanto pela realocação de verbas para a educação política em escolas públicas - promovendo aulas sobre o exercício da cidadania -, resultando na conscientização sobre o cenário atual e minimizando as ações agressivas que ameaçam nosso país democrático. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |