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Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

Enviada em: 13/08/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
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Iara - Correção por Inteligência Artificial

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Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
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A Guerra Fria foi um período de tensão entre Estados Unidos e União Soviética em que o mundo se dividiu em dois grandes polos: o capitalista e o socialista. Paralelamente, no Brasil atual, vive-se uma polarização entre a direita e a esquerda políticas, que é agravada pelo silenciamento midiático e resulta em discursos e ações violentas que ameaçam a democracia.

Primeiramente, é valido reconhecer a existência de dois grandes polos na política nacional. Isso, infelizmente, é decorrência de como o assunto é abordado, visto que a mídia não dá visibilidade ao problema. Ao presencial o agravamento da divergência de ações políticas em extremos ideológicos, as pessoas tendem a se habituar a ela. De acordo com a socióloga francesa Simone de Beauvoir, vive-se uma realidade firmada no sendo comum, em que o conhecimento popular, adquirido pela observação e pela repetição de questões, gera comportamentos. Paralelamente, percebe-se que o indivíduo, inserido nesse panorama, é condicionado a padronizar a polarização como um fato cotidiano e normal, seguindo alienado. (Reestruture e explore mais a discussão apresentada)

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, ao presenciar o descaso da mídia e uma comunidade incapaz de realizar julgamentos racionais (Reelabore), nota-se o aumento da intolerância política. Como consequência, há a fragilização do estado de democracia, já que discursos e ações pautadas no ódio ferem diretamente princípios democráticos essenciais: o respeito, a dignidade e a liberdade. Sob essa ótica, a "Atitude Blasé" - termo proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel - torna-se um elemento que intensifica a violência, porque ela ocorre quando o sujeito passa a agir com indiferença em meio a situações que deveria dar atenção. (Reestruture e explore mais a discussão)

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, fica evidente a necessidade de atenuar o quadro atual. A fim de minimizar a violência resultante de atritos entre extremos ideológicos, o Ministério da Educação - órgão responsável por garantir o pleno exercício do direito à educação - precisa não só ativar o corpo social sobre essa realidade, mas também assegurar uma formação política para a população. Portanto, essas medidas devem ser realizadas tanto por meio de campanhas nas mídias sociais - disponibilizando cartilhas educacionais sobre práticas democráticas - quanto pela realocação de verbas para a educação política em escolas públicas - promovendo aulas sobre o exercício da cidadania -, resultando na conscientização sobre o cenário atual e minimizando as ações agressivas que ameaçam nosso país democrático. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200