[Sem título] - Corrige Aqui

Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

Enviada em: 12/08/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA

Iara - Correção por Inteligência Artificial

Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
logo BRASIL eScola
Competência Nota Observações
Competência 1 200 Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!
Compartilhar resultados!
PUBLICIDADE

Durante a Ditadura Militar existiam apenas dois partidos completamente divergentes, a Arena- apoiadora do governo- e o Movimento Democrático Brasileiro- oposição. De maneira semelhante, apesar do bipartidarismo não existir mais no Brasil, ainda há forte polarização, principalmente entre direita e esquerda, o que é um desafio à democracia plena, infelizmente. Desse modo, cabe apontar como empecilhos causados pelos movimentos de oposição o discurso de ódio e a dificuldade comunicativa. (Muito bem. Formulou a tese)

Em primeira análise, é relevante citar como a violência excitada pelos grupos divergentes enfraquece o regime democrático. Para ilustrar, em janeiro de 2023, apoiadores extremistas do ex-presidente Jair Bolsonaro, insatisfeitos com o resultado das eleições, invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Esse episódio demonstrou como discurso agressivo e a deslegitimação do adversário rompe com os princípios democráticos, já que o respeito ao voto, às leis e aos símbolos nacionais foram quebrados. Como consequência, a violência gera ainda mais radicalização, pois o lado oposto enxerga o outro como bárbaro e alguém precisa ser barrado adotando medidas mais brutas que excluam a opinião oposta de seu convívio (Melhore a apresentação dessa discussão). Logo, os atos partidários hostis prejudicam o sistema representativo.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, a barreira comunicativa causada pelos indivíduos de ideias de extremos diferentes também não favorece a democracia. Nesse sentido, o filósofo alemão Jürgen Habermas defende que a sociedade democrática só pode existir caso os atores políticos utilizem racionalmente a comunicação, formando o consenso. Entretanto, a polarização ideológica dificulta esse processo, porque indivíduos de divergentes visões já tem um preconceito com outro, o considerando como totalmente equivocado, fazendo com que as discussões priorizem a vitória de um lado sobre o outro e não a criação de soluções colaborativas e benéficas para o povo (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa maneira é notório que a dificuldade de chegarem ao acordo impede o progresso desse sistema governamental.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz- se necessário que medidas sejam tomadas para atenuar a problemática. Para tanto, cabe às escolas- incumbidas da formação intelectual e moral da sociedade- estimular o debate produtivo entre os jovens. Isso deve ser feito por meio de rodas de conversa que façam com que os estudantes de todas as opiniões políticas discutam sobre problemas da nação, a fim destruir a barreira do diálogo interpartidário. Assim a polarização política não será mais um desafio à democracia. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     960
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200