Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
''Não são as crises que mudam o mundo, e sim nossa reação a elas.'' Mediante o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, compreende-se que, com os meios eficazes, a sociedade brasileira pode superar os desafios relacionados à divergência democrática, que são responsáveis por configurar um cenário preocupante. É preciso analisar, pois, a exiguidade de debates e a influência midiática como elementos propulsores do revés. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Nesse contexto, denuncia-se a carência de debates como agravante dessa polarização. Acerca disso, para Thomas Hobbes, filósofo inglês, é responsabilidade do Estado oferecer recursos que garantam o avanço de toda a coletividade. Todavia, as autoridades estão em desacordo com o ideal hobbesiano ao não criarem políticas públicas eficazes que fomentem o respeito à diversidade e à igualdade no que se refere à política no Brasil. Prova disso é a falta de informações, de modo a comprometer os diálogos (Explore mais essa discussão). Assim, é crucial a mudança de comportamento das autoridades em relação ao contraste político na sociedade.
(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, é válido afirmar que a influência causada pela mídia potencializa o desacordo entre grupos na sociedade. Nesse viés, a filósofa alemã Hannah Arendt cunhou o termo “banalidade do mal”, segundo o qual as pessoas, devido à exposição constante a situações extremas, tendem a normalizá-las, perdendo a sensibilidade quanto à sua gravidade. Sob essa perspectiva, infere-se que a polarização tem seu enfrentamento dificultado em razão da sua presença marcante na sociedade brasileira, isto é, por se tratar de um problema consolidado no país, a coletividade tende a encarar esse panorama com conformidade e não se empenha em reverter a realidade do conflito gerado pela diversidade de opiniões políticas no meio social. Desse modo, enquanto o corpo social não se mobilizar, difícil será a resolução do contratempo.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de romper com o silenciamento dessa pauta, é dever da mídia nacional -como principal meio para o transporte de informações- realizar propagandas via redes sociais que leve a sociedade a estimular a reflexão em torno da problematização causada pela polarização política. Em acréscimo, fomentar a busca e veracidade das informações com vistas a por o fim nas fake news. Feito isso, a sociedade brasileira irá reagir às crises de forma eficaz, conforme sugeriu Bauman. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |