Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Enviada em: 11/08/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
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Inteligência Artificial
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Iara - Correção por Inteligência Artificial
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decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
120
Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2
120
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3
120
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4
200
Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5
80
Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final
640
A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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No cenário contemporâneo, a divisão política e um assunto cada vez mais relevante na sociedade. A conscientização sobre a importância dos riscos da polarização para o enfraquecimento da democracia no país e fundamental para garantir que a população tenha voz,liberdade e igualdade. Nesse sentido fica evidente que o cenário nefasto causado nao so em razão do egoísmo social ,como também por antigos pensamentos. Em uma primeira analise, o desafio da polarização para fortalecer a democracia vem do egoísmo social ,visto qe , (Sem vírgula) classes mais altas militam contra o socialismo, sendo contrários ao crescimento intelectual e financeiro da população pobre ,causando desse modo ,uma divisão política perigosa para a democracia. Outosim ,antigos pensamentos contribuem para o agravamento do imbróglio, tendo em vista qe algumas pessoas veem na ditadura uma sensação de segurança, onde pessoas nao tinham voz eram presas sem direito a ampla defesa e sem ajuda de direitos humanos (Melhore a construção dessa ideia). Depreende-se, portanto, a necessidade de combater a polarização política e fortalecer a democracia no Brasil (Justaposição), para isso ,o poder judiciário deve passar mais credibilidade a população em relação à justiça igualitária para todos . A mídia deverá ser imparcial às notícias, independente de qual governo está no poder, como afirma o filósofo chopenhager ,a representação do mundo para o indivíduo e baseada no seu campo de visão.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas conforme a estrutura do textodissertativo-argumentativo. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
80
Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
80
Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
80
Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
80
Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.