Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

Enviada em: 11/08/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Revolução Francesa, a partir da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, inaugurou um processo que levou à universalização de garantias coletivas, incluindo a liberdade de associação. Contudo, o poder estatal, pela falta de políticas públicas, carece no desenvolvimento de recursos para o combate aos desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira e, portanto, ele é dissonante de princípios humanos constituídos antes da contemporaneidade. Logo, cabe a análise em torno dessa realidade, considerando a premência entre os sistema educacional e governamental. (Muito bem. Formulou a tese)

Nesse viés, é preciso contestar os moldes predominantes da educação. Dentro desse aspecto, torna-se imprescindível referenciar Sêneca que certa vez, em sua obra "Cartas a Lucílio", afirmou não estudarmos para a vida, mas para a escola. Sendo assim, no Brasil, as instituições de ensino — uma das principais ferramentas da formação de opinião, conhecimento e valores —, de maneira análoga à tese do filósofo, por serem conteudistas, se negam a promover debates relativos a divergências políticas no país, assim, fomentando o conflito entre os extremos ideológicos e impedindo o avanço democrático, o que pode ocasionar um cenário semelhante ao que transcorreu em 2022, quando o empate entre Lula e Bolsonaro nas eleições gerou a divisão da sociedade. Dessa forma, os jovens se tornam adultos desfamiliarizados com as noções de governo, reforçando a ideia da incompetência institucional com seu dever social. (Abordagem expositiva)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, nota-se a ineficiência da máquina pública para conscientizar a população a respeito do imbróglio. Sob esse enfoque, segundo a teoria "tábula rasa", de John Locke, o ser humano funciona como uma folha de papel em branco e é moldado de acordo com suas experiências. Nessa lógica, como ocorre a omissão do Estado em proporcionar campanhas de elucidação no tocante aos malefícios da polarização política no território brasileiro, os indivíduos permanecem em modo de inércia, tal como uma tábula em branco, provida pela inexistência de ação estatal em preencher essa lacuna. Por fim, como o poder público se omite em permitir condições aos cidadãos de desfrutarem plenamente de sua liberdade civil, as discordâncias políticas persistem a crescer — como demonstrado em pesquisa, pela Datafolha, que diz ter aumentado em 76% a polarização —, dificultando, destarte, a tonificação da democracia. (Delimite as discussões)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o Ministério Público Federal deve propiciar a apresentação de conteúdos informativos referentes aos obstáculos da divergência política no fortalecimento democrático do Brasil, por meio da televisão e das mídias sociais, como o "Facebook" e o "Instagram", a fim de alcançar um maior público e garantir que futuras discordâncias no que diz respeito aos extremos ideológicos sejam mutuamente respeitadas pelos compatriotas para a consolidação da democracia. Com isso, a questão será intermediada no século XXI e os princípios humanos respeitados. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Dados correção tradicional

Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200