Os impactos das "fake news" na sociedade - Corrige Aqui
Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Enviada em: 10/08/2025
Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência
Artificial para avaliar seu texto.
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inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a
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podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações
fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer
decisão importante.
Competência
Nota
Observações
Competência 1
0
Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2
0
Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa.
Competência 3
0
Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4
0
Não articula as informações.
Competência 5
0
Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final
0
Infelizmente, a redação não atendeu aos critérios mínimos de avaliação. É importante estudar e se preparar melhor para as próximas avaliações.
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Sob a perspectiva filosófica de São Tomás de Aquino, a razão e a busca pela verdade são elementos essenciais para o bem comum. Contrariamente a essa visão, a sociedade contemporânea tem presenciado a ascensão das "fake news", um fenômeno que mina racionalidade do debate público e dissemina a desinformação, com consequências danosas para a coletividade. Com isso, emerge um problema sério, em virtude da má influência midiática. (Cuidado com o tangenciamento)
A disseminação de notícias falsas é intensificada pela falta de critério nas redes sociais. Segundo uma pesquisa, mais de 90% dos brasileiros utilizam plataformas digitais como sua principal fonte de informação, o que permite o contato com conteúdos sem verificação prévia. Essa dinâmica favorece a circulação de informações falsas, pois a rapidez do compartilhamento supera o tempo necessário para checar a veracidade dos fatos. Assim, a ausência de filtros e o senso crítico na leitura das informações contribuem para um cenário em que a mentira se espalha mais rapidamente do que a verdade, prejudicando a compreensão coletiva dos acontecimentos.
Além De Distorcer a Realidade, as Notícias Falsas Comprometem o Funcionamento Saudável da Democracia. Em períodos eleitorais, por exemplo, mostram que as manipulações podem influenciar decisões políticas, comprometendo o debate racional e a confiança nas instituições. A propagação de boatos sobre candidatos, amplamente registrados pelo Tribunal Superior Eleitoral, ilustra como a desinformação pode direcionar escolhas e gerar instabilidade social. Portanto, combater as fake news exige não apenas medidas legislativas, mas também o fortalecimento da educação midiática, para que os cidadãos desenvolvam a capacidade de identificar e rejeitar informações falsas.
Diante dos impactos negativos das fake news na sociedade, é essencial adotar medidas que envolvam uma abordagem legislativa e educacional. É necessário implementar práticas eficazes para combater a disseminação de informações falsas, enquanto as plataformas digitais devem aprimorar seus mecanismos de verificação e modernização de conteúdo.
Além disso, a população precisa ser capacitada por meio de programas de educação midiática, desenvolvendo um senso crítico e habilidades de discernimento. Isso deve ocorrer com a colaboração entre governo, empresas e cidadãos. Assim, poderemos preservar a verdade, fortalecer o debate democrático e promover o bem comum
Dados correção tradicional
Abordagem tangencial. Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto e o tema proposto. Bom estudo!
Competência
Nota
Motivo
Domínio da modalidade escrita formal
160
Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em
prosa
40
Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de
um ponto de vista
40
Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação
120
Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
40
Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.