[Sem título]

Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

Enviada em: 10/08/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nascida na Grécia antiga, a democracia foi criada para que diferentes crenças, opiniões e ideologias possam ser debatidas e garantidas como direito. No entanto, com o surgimento da tecnologia e o avanço da globalização, diferentes culturas entram em embates éticos e comportamentais. Em suma, desafios surgem com o uso das redes sociais para disseminar fakes news (notícias falsas) e lideranças políticas usando do discurso do raciocínio motivador para ganhar votos.

De início, as redes sociais velem-se do algoritmo, que usa as interações do usuário no aplicativo para fornecer vídeos, imagens e áudios que são do interesse do indivíduo, sem fornecer a procedência da informação. Com isso, surgem bolhas sociais, conjunto de pessoas que possuem opiniões iguais, as quais validam seu comportamento ou crença com base nesse compartilhamento de informações, criando barreiras sociais para a apreciação de condutas de diferentes pessoas, tornando esses indivíduos individualistas, celetistas e agravando a desigualdade social. (Delimite e explore mais a discussão)

(Boa estratégia coesiva) Ademais, lideranças políticas aproveitam-se desse problema social causado pelas redes sociais para discursarem sobre questões morais como a crença, opinião e cultura, de determinado grupo de pessoas, com o objetivo de garantir votos, o que a ciência chama de "discurso do raciocínio motivador." (Truncamento) Enquanto, (Sem vírgula) retardam abordar assuntos prioritários para o crescimento social brasileiro como saneamento, educação e saúde.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, a polarização política deve ser combatida dentro de um Estado democrático de direito. Por isso, o Ministério da Educação em parceria com escolas públicas e privadas devem realizar debates e palestras sobre questões políticas e sociais com a finalidade de gerar pensamento crítico e aproximar de outras opiniões esses alunos. (Truncamento) Bem como, o Ministério das Comunicações deve, nos meios sociais, realizar propagandas que diferencie discursos de políticos que usam o raciocínio motivador e os voltados para as políticas públicas, com o objetivo de que os cidadãos tenham autoconhecimento para votar em políticos que visem o crescimento brasileiro, deixando de lado a busca por validação. (Proposta incompleta)

Dados correção tradicional

As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     760
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200