[Sem título]

Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira

Enviada em: 10/08/2025

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
CORRIGIDA
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na obra "A República", o filósofo Platão idealiza Kallipolis, uma cidade livre de conflitos, na qual a cidadania plena é universal. Essa utopia de harmonia social orientou, por séculos, o ideal de uma sociedade justa. No entanto, mais de dois mil anos depois, a polarização política na democracia ainda representa, no Brasil, um entrave à concretização desse ideal. Nesse contexto, o discurso de ódio e as fake news são fatores que contribuem para a permanência do problema. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

De início, é imprescindível ressaltar a fala discriminatória como fator agravante da polarização política. A Constituição de 1988, chamada de “Constituição Cidadã”, estabelece o acesso à liberdade de expressão como um dos pilares da sociedade. Garantir esse direito, sobretudo após um passado autoritário, é essencial para a construção de uma coletividade justa. No entanto, esse sentimento carregado de discursos criminosos perpetua o cenário atual. (Melhore a apresentação dessa discussão) Nessa perspectiva, como defende o educador Paulo Freire, transformar a realidade exige consciência crítica e compromisso coletivo — o que torna inadmissível relegar o governo popular a segundo plano.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, destaca-se a notícia falsa como fator que contribui para o agravamento do problema. Na linha desse raciocínio, na pandemia do Coronavirus, en 2020, por exemplo, circularam informações incorretas sobre vacinas e tratamentos. Diante do exposto, corrigir está divisão política não apenas segue os preceitos da Carta Magna, como também é essencial para enfrentar essa questão de maneira eficaz no Brasil. (Reestruture e melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) É evidente, portanto, que ações concretas devem ser adotadas para enfrentar esse desafio. Para isso, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, deve promover programação educação cde educação midiática, através das escutas ativas e respeito as diferentes opiniões. Tal medida visa promover a conscientização sobre a democracia e o processo político. Assim, o Brasil se aproximaria dos ideais utópicos de justiça e harmonia propostos por Platão. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Dados correção tradicional

Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo! 

Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200