A Sombra da Polarização: Desafios à Democracia do Brasil.
Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Enviada em: 09/08/2025
E notoria que a democracia brasileira é um sistema do governo o qual garante o direito e a participação de todos os cidadãos. No Brasil, após um longo período de autoritarismo, foi consolidado, porém ainda hoje enfrenta muitos desafios grandemente significativos.Um dos obstáculos mais centrais que apresenta no momento é a polarização política, que separa a sociedade em dois extremos totalmente opostos, na qual apresenta dificuldades no dialogo da sociedade resultando na divisão e entendimento mútuo. Essa polarização não apenas fragiliza a democracia, mas também extingue a confiança do povo na política, na qual se forma uma barreira entre o fortalecimento e a democracia. (Melhore a contextualização do tema)
A polarização política cria um ambiente no qual o diálogo construtivo se torna quase impossível. Ao invés de buscar soluções conjuntas para os problemas do país, os grupos políticos se entrincheiram em suas posições de ideologia desqualificando ideias que venham de um "outro lado". Esse cenário dificulta a formação de consensos necessários para promover a sanção de leis e implementar políticas públicas. Um exemplo claro disso pode ser visto no filme "A Sociedade dos Poetas Mortos", onde o professor Keating incentiva seu alunos a pensarem de maneira crítica e a se expressarem abertamente. Na vida real a liberdade de pensamento sofre total ameaça pela polarização, na busca de silenciar as vozes divergentes ao invés de promover o diálogo. (Melhore a apresentação dessa discussão)
Esse ambientepolarizado também resulta em uma crescente descnonfiança nas instituições supostamente democráticas e na mídia. Quando tais instituições são vistas com um lado político, sua legitimidade é questionada. O Judiciário,por exemplo, pode ser atacado quando suas decisões não agradam um dos polos. Além disso, a mídia tradicional é frequentemente acusada de manipulação ou viés, levando á ploriferação de notícias falsas que alimentam ainda mais a desconfiança. O filme traz a alusão de como a pressão social e as normas rígidas podem sufocar de maneira individual e criativa, da mesma maneira em que a política brasileira, essa pressão pode resultar numa erosão da confiança nas instituições que devem garantir a liberdade e direitos de cidadãos.
As redes sociais também tem um grande desempenho na imagem de polarização. Emboram sejam ferramentas que democratizam o acesso à informação, elas também criam estigmas informacionais na qual as pessoas são expostas apenas radicalização tem dificuldades ao acesso para diferentes perspectivas. A rapidez com que a desinfomação se plorifera obtém o poder de manipular a opnião pública e influnciar até mesmo a eleições, o que torna um grande desafio para democracia. No filme, é perceptivel a menira como os alunos se juntam e criam seu grupo clandestino de poesia, nas redes sociais, muitos formam comunidades em torno de ideias extremas, afastando cada vez mais a possibilidade do diálogo construtivo. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante de todos os desafios supracitados pelos embróglios, é fundamental buscar inúmeras soluções que promovam o diálogo e respeito mútuo nas demais opniões. A educação á cidadania deve ser um pilar da prioridade, capacitando os cidadãos a pensarem de critica e desenvolverem o respeito para as aversões de opiniões distintas, uma lição que que foi extraída do professor keating no filme. No entanto as plataformas sociais precisam adquirir a responsabilidade pela moderação dos conteúdos e combate á desinformação. Impressendivelmente poderemos assegurar um futuro demócratico, forte e resiliente para a nação verde-amarela. (Não apresentou a proposta propriamente dita) 
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
