Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Segundo a filósofa Djamila Ribeiro,”Não podemos tratar oque não tem nome”. À luz disso, no Brasil atual, a questão dos desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira ainda carece de reconhecimento e discussão qualificada. Desse modo, torna-se evidente que o silenciamento e a displicência governamental comprometem a elaboração de políticas eficazes.
Sob esse viés, a ausência de um debate efetivo sobre os desafios da polarização política dificulta a consolidação de soluções. Segundo o filósofo Foucault, “certos temas são silenciados para manter estruturas de poder”. De fato, no Brasil essa questão é marginalizada pelo esvaziamento de debates públicos e escolares, oque impede que a população entenda o problema (Explore mais essa discussão). Nesse sentido, a invisibilidade do tema contribui para a perpetuação de injustiças como fraudes eleitorais, as quais podem ocasionar uma tentativa de golpe à democracia.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é válido destacar a displicência governamental como um dos principais fatores da permanência do problema. Diante disso, o escritor Aldous Huxley defende que, “os fatos não deixam de existir só porque são ignorados”. Assim, evidenciando a omissão estatal mediante questões vigentes, sobretudo, pela ausência de políticas públicas eficazes. Como consequência, muitos grupos acabam optando por acreditar em discursos que ameaçam a democracia e seus direitos sociais, o que acarreta divisões políticas e tensões entre grupos de ideias divergentes. (Delimite e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que a displicência governamental e a baixa conscientização configuram-se como desafios para a erradicação da polarização política no Brasil. Assim, o poder público deve promover ações educativas e estruturais, como a criação de campanhas de conscientização em espaços físicos e digitais, com linguagem acessível e alcance nacional, a fim de informar a população e estimular o debate público. Além disso, empresas e instituições privadas devem assumir a responsabilidade social, adotando práticas que visem a divulgação e orientação, contribuindo para uma sociedade mais justa, igualitária e consciente. (Proposta incompleta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |