Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 720 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
O crescimento e a evolução de um país, tanto economicamente quanto socialmente, é resultado de seus habitantes. Entretanto, o fortalecimento da divisão ocasiona o retrocesso. Um dos maiores exemplos da polarização da história foi registrado na Guerra Fria com a distinção entre capitalismo e socialismo, evento que alterou completamente os paradigmas da sociedade mundial. (Melhore a progressão de ideias) Entre os principais fatores que corroboram essa polarização no país estão a falta de reconhecimento da importância da política e a competitividade presente nela.
Primeiramente está a perda de interesse pela administração do país. Em decorrência da modernização da sociedade e a influência das redes sociais, o fluxo de notícias é cada vez mais acelerado e consequentemente as pessoas se acomodam no saber rápido e superficial as informações. Além disso, atuando como promotor está a ridicularização do sistema governamental através da internet. Grande número dos cidadãos são céticos em relação à capacidade de direcionamento da nação e optam por visualizar esses quadros de forma humorística em oposição ao preocupante. Esquecem que a República é feita por meio do povo e não focalizam a devida atenção em adquirir conhecimento aprofundado acerca do que se encontra a sua volta a fim de formar uma opiniões precisas com base na veracidade. (Não compreende a estrutura do texto) Essa falta de interesse por buscar conhecimento político acentua a polarização no estado quando esses indivíduos não são capazes de discutir com clareza e profundidade aquilo que acreditam.
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, a crescente competição nos eixos de eleições (Melhore a construção de sentido). A teoria positivista de Auguste Comte defendia que o progresso apenas pode ser alcançado quando uma sociedade se encaminha para o consenso geral. Muitos acreditam que somente há duas possibilidade de escolha em diversos aspectos: figuras políticas, ideologias, partidos, etc. A necessidade de vir em defesa ao lado escolhido pode caminhar para o enaltecimento elevado, o que em outras palavras pode ser denominado de idolatria. Portanto, frequentemente, escolhas tomadas deixam de ser visando o futuro do local onde habitamos para ser sobre estar certo e provar um ponto e por consequência a desavença e a separação motivada entre outros fatores pelo orgulho contribui para a imobilidade da situação.
(Boa estratégia coesiva) Por fim, levando em consideração que os pontos discorrido são um impasse para o fortalecimento da democracia e reforçam a polarização sendo, dessa forma, (Melhore a coesão textual. O trecho não está claro) crucial desenvolver medidas que possam confrontar o caso. À exemplo, a criação de um grupo por parte dos líderes estaduais realizado em escolas incentivando crianças e adolescente com diversas atividades à promoção da importância pelo conhecimento e o respeito e a harmonia entre as diferenças. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
| NOTA FINAL: 560 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |