Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
Durante a Revolução Francesa, revolucionários radicais e conservadores se sentavam em polos opostos da Assembleia Constituinte, à esquerda e à direita, respectivamente, para discutir questões políticas da época. Isso, por sua vez, foi o início da polarização política que impacta até hoje na estrutura democrática nacional. Nesse sentido, tanto a disseminação de "fake news" quanto o extremismo gerado pela divergência de opiniões interferem negativamente no fortalecimento da democracia no país. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro plano, a propagação de "fake news" reforça a polarização política na sociedade. Sob esse viés, com o desenvolvimento da internet e a popularização das redes sociais, o compartilhamento de informações entre pessoas de todos os lugares foi facilitado, o que contribuiu, também, para a divulgação de conteúdos tendenciosos e falaciosos nas mídias. Nesse aspecto, as chamadas "fake news" induzem a população a acreditar em ideologias negativas inventadas para prejudicar a oposição, e isso, consequentemente, dificulta a construção de um consenso social e a tomada de decisões críticas e justas relacionadas ao desenvolvimento do país, ameaçando, assim, a manutenção da democracia. A exemplo disso, (Sem vírgula) estão as "fake news" promovidas por políticos extremistas durante a pandemia de COVID-19 que geraram pânico e prejudicaram o controle da doença e a segurança da população. (Delimite as ideias apresentadas. Discussão pertinente)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, o extremismo causado pelas diferentes opiniões políticas perturbam a ordem da nação. Sob essa perspectiva, vale mencionar o atentado de 8 de janeiro de 2023, em que, motivados em estabelecer um golpe militar, bolsonaristas radicais invadiram as sedes dos Três Poderes e depredaram um patrimônio nacional tão importante, o que causou inúmeros prejuízos numa ação antidemocrática e golpista. Dessa forma, percebe-se que o extremismo é capaz de comprometer a segurança nacional por meio de atos ilícitos que buscam desestabilizar o Estado Democrático de Direito.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de se combater as "fakes news" e o extremismo político no Brasil. Para isso, urge que o Estado, cuja função principal é assegurar o bem-estar da nação, invista na fiscalização das mídias, através do monitoramento das "fake news" nas redes sociais, com o intuito de controlar a desinformação e proporcionar a transparência entre o governo e a sociedade. Além disso, cabe ao governo conscientizar a população, por meio de palestras em locais públicos, por exemplo, a respeito dos perigos gerados pelo extremismo político, a fim de promover o pensamento crítico e evitar a manipulação dos cidadãos. Por fim, é somente com a união entre o poder público e a sociedade que um futuro digno e harmônico poderá ser criado. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom planejamento textual, continue assim.
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |