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Desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira
Enviada em: 06/08/2025
As democracias estão em crise. Essa é uma realidade não somente brasileira, mas mundial. Após incertezas na economia, é comum às sociedades apegarem-se a ideias conservadoras na tentativa de salvaguardar os bens até então conquistados. Concomitantemente a isso, atualmente, a tecnologia fomenta as divisões em sociedade. Resulta-se, portanto, em imenso desafio combater a polarização política gerada nesse contexto, a fim de fortalecer a democracia brasileira. (Melhore a contextualização do tema)
Uma sociedade verdadeiramente democrática é aberta ao diálogo, ao debate, a diferentes pontos de vista. Todavia, o que se vê hodiernamente é a "espetacularização" dos acontecimentos: tudo vira imagem, vídeo, like. Consequentemente, as discussões são esvaziadas, reduzidas; não há aprofundamento de ideias e as empresas de tecnologia (Meta, dona do Instagram, Facebook e WhatsApp; e X, por exemplo) se apropriam disso com o objetivo de lucrar cada vez mais, pois sabem que o cérebro humano facilmente obedece ao "raciocínio motivado", ou seja, de acordo com a ciência, o comportamento humano que baseia-se em uma opinião formada sobre determinado assunto em detrimento aos fatos relacionados a ele. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o cenário adverso da economia corrobora a polarização na política. De forma similar, após a grave crise econômica mundial de 1929, ascenderam ao poder na Alemanha e Itália, por exemplo, regimes fascistas. Atualmente, após a paralisação pela pandemia de covid-19, em 2020, o mundo viu o retorno (em 2024) de Donald Trump ao poder na maior economia mundial (Estados Unidos), figura política polarizadora, que despreza a democracia, mas que promete levar os estadunidenses ao esplendor econômico novamente, o que não deixa de ser uma forte influência econômica e política para o restante do globo. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Diante desse panorama adverso para a democracia, evidencia-se ainda mais a importância do ensino de matérias como Filosofia, Sociologia, História e Geografia nas escolas, com a complementaridade do ensino sobre a Constituição brasileira e dos direitos e deveres dos cidadãos, além do incentivo ao debate e de grêmios estudantis, para que haja a valorização da democracia desde as primeiras fases da vida. Para tanto, a adequada manutenção de recursos destinados à educação por meio do Ministério da Educação é sempre muito importante. Além disso, é dever do Legislativo e do Judiciário impor limites à atuação das empresas de tecnologia, para que notícias falsas não se espalhem com facilidade e os culpados sejam responsabilizados. Espera-se, assim, ter uma sociedade verdadeiramente crítica e protegida de ameaças. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. | 
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
