Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
“A democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo”, famoso discurso do ex-presidente estadunidense Abraham Lincoln, faz uma idealização de uma sociedade democrática pertencente aos cidadãos, justa e igualitária. No entanto, a realidade brasileira é, por muitas vezes, adversa a este pensamento, visto que ainda se enfrenta desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira. Neste sentido, estes desafios são causados pela falta de diálogo entre os campos ideológicos e o fanatismo político. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Em princípio, se destaca-se a falta de diálogo entre os campos ideológicos como uma das principais causas para estes desafios, tendo em vista que muitas pessoas não aprenderam a pensar por conta própria ou desenvolver um pensamento crítico, só repetem falas e comportamentos, como um “efeito manada”. “Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo”, do filósofo Arthur Schopenhauer, pode ser relacionado com o cenário político brasileiro, pois retrata como uma esfera ideológica não enxerga para além de sua própria realidade. Onde um ponto de vista é sempre único, quando, na verdade existem milhares.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é notória a onda crescente de fanatismo político que vêm tomando o Brasil, e como ela prejudica o fortalecimento das instituições governamentais, move incertezas e instabiliza a nação (Melhore a apresentação dessa discussão). Esse fanatismo traz grandes consequências para a democracia, como dividir o país em grupos opostos que se odeiam, muitas vezes sem justificativa, o crescimento de grupos extremistas e preconceituosos, as avalanches de Fake News, e a violência política.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que atitudes sejam tomadas para o combate dos desafios da polarização política no fortalecimento da democracia brasileira. Então, é de responsabilidade do Supremo Tribunal Federal, órgão de maior hierarquia política do país, que proponha campanhas de transparência e diálogo, a fim de educar e incluir os cidadãos na política, de forma a criar segurança e vínculo ao Governo que rege e protege a democracia brasileira. (Faltou o meio/modo)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 920 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |