Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
A Constituição de 1988, norma de maior hierarquia do Sistema jurídico, assegura o direito à pluralidade política. No entanto, quando se observar os atos de violência ao haver divergências entre atitudes políticas - o que fere a democracia -, percebe-se que a prática de tal garantir, (Sem vírgula) está longe de ser consumada. Logo, surgem como causas a alienação e fake news. (Muito bem. Formulou a tese)
Nessa perspectiva, pontua-se a alienação da sociedade como influente desse revés. Segundo a terceira lei de Newton: "toda ação causa uma reação". Analogamente, com a limitação da pluralidade política, a reação causada é, uma sociedade alienada e limitada ao senso comum - ou seja, sem a capacidade respeitar a democracia -. Logo, será formada uma nação manipulada pelo Estado e sem a capacidade de usar o senso crítico. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é de suma importância discorrer sobre o aumento da Fake News. Segundo Pierre Bourdieu: " O que foi criado para democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Porém, ao analisar a disseminação da Fake News, no Brasil, é possível observar que muitos indivíduos se apoiam em informações fraudulentas e enganosas para formarem suas opiniões. Sendo assim, pela falta de informações jornalísticas - que tem diretrizes a serem seguidas e responsabilidade em passar informações verídicas - os indivíduos são oprimidos frequentemente por sua diversidade política.
(Boa estratégia coesiva) Logo, vê-se a necessidade de combater as questões que ferem a democracia. Cabe portanto o Ministério da Educação, por meios de leis e políticas públicas, disponibilizar debates acerca de diferentes escolhas políticas. Tais ações tem o intuito de finalizar os atos de polarização política: e assim combater o revés. Espera-se, com efeito, ver o Brasil livre de impasses gerados pela polarização política na República Federativa do Brasil. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 960 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |