Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
Conflitos de ideias são normais em sociedades que buscam evolução e crescimento democrático por meio de pensamentos e visões de mundo divergentes. No entanto, a democracia vem enfrentando dificuldades na manutenção dessa concepção, uma vez que a intolerância e o crime de ódio se tornaram recorrentes em meio a polarização política, gerando prejuízos sociais e desinformação. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Em primeiro lugar, a falta de respeito a diferentes pontos de vista tem contribuído para esse problema, já que a inexistência de diálogo e o fanatismo comprometem o bom funcionamento coletivo, bem como discussões entre familiares, desconhecidos e provocações em espaços digitais. Ou seja, o extremismo partidário no Brasil que dividi o país em uma disputa de acusações e perseguições que podem enfraquecer a autonomia popular e o fluxo interativo. (Melhore a apresentação dessa discussão. Abordagem pertinente)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, a ausência de uma comunicação saudável contribuí para o crescimento de crimes de ódio e disseminação de notícias falsas(fake news)além de, (Sem vírgula) inflamar cada vez mais esse tipo de disputa, com o propósito de difamar e gerar dúvidas na população. Por exemplo, o ataque ao Palácio do Planalto, em 2023, que pôs em risco a liberdade de escolha e a cidadania, levando a prejuízos públicos e civis.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a polarização política enfrenta inúmeros desafios para manter e fortalecer uma democracia soberana. Cabe ao poder Legislativo e ao Ministério da Educação a implementação de leis mais rígidas, (Sem vírgula) contra notícias falsas e a criação de palestras em escolas e universidades através de campanhas digitais, sites informativos e penas severas, tanto para o meio digital quanto para o campo real. Assim, tornando a participação e o pluralismo pacíficos e respeitos. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |