Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |
A Idade Média é caracterizada, principalmente, pela quantidade de manifestações que moldaram o modo de vivência da contemporaneidade. Em contrapartida, a recorrência da participação social no meio político diminui à medida que, (Sem vírgula) esse meio se polariza no Brasil hodierno, já que, (Sem vírgula) os partidos nacionais são tidos como superficiais e ineficientes de acordo com a opinião pública. Logo, essa percepção dificulta a ascensão da democracia como também a execução da função estatal.
Primeiramente, é nítido que a funcionalidade da democracia depende de fatores externos. De fato, sua funcionalidade é dependente principalmente do engajamento político do sujeito, o qual se exclui ao limitar-se à percepção de "certo e errado" (Melhore a progressão de ideias) além do mais, a quantidade de partidos políticos dificulta a disponibilidade para pesquisas, levando-os a adotar apenas um lado, desconhecendo os outros e até ficar "em cima do muro" sem ter uma opinião formada, negligenciando assim o princípio da democracia, que conforme a definição do Dicionário brasileiro, basicamente o termo refere-se ao poder na mão do povo, povo esse ativo politicamente e disposto a desfrutar das vantagens democráticas.
(Boa estratégia coesiva) Sob outro prisma, é evidente a relação entre comunidade e Estado para efetivas políticas públicas, tomando como exemplo a manifestação operária, que foi deveras importante para o surgimento das Leis Trabalhistas. Diante do exposto, fica claro que essa relação se manteve ao longo dos séculos, porque os órgãos governamentais tendem a dispor de insumos e incentivos financeiros para atender as demandas sociais e com isso ganhando apoio da população, ou seja, estabelecendo uma relação de benefício mútuo. Dessa maneira, fica óbvio que os órgãos estaduais dependem da imposição da massa social assim como a massa também depende do Estado.
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, que, para mitigar os desafios relacionados à polarização política no fortalecimento da democracia, precisa desfazer suas fundações (Melhore essa construção). Para tanto, cabe ao Ministério da Educação, por meio de verbas governamentais, planejar palestras educacionais que abordem a importância de exercer a democracia como também estabelecer um posicionamento político. Ademais, essa iniciativa tem o intuito de conscientizar e colaborar com a governança do Estado. Feito esses pontos, o Brasil Democrático estará livre dos malefícios relacionados à polaridade política. (Apresentou todos os elementos da proposta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e mais desenvolvidas ao longo do texto. Mantenha os aspectos positivos. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 800 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |