Cada pessoa tem o direito de escolha e opinião política. Contudo, com base na facilidade de se obter informações em redes sociais, a polarização está cada vez mais presente e, infelizmente, a tolerância e o respeito estão mais ecassos nas relações sociais, impedindo o fortalecimento da democracia. (Melhore a contextualização do tema. Discussão pertinente)
Sendo assim, todos têm o direito de à liberdade de expressão e de posicionamento político, inclusive, está disposto na Constitiuição Federal, porém, atos violentos têm sido cometidos na internet por indivíduos de opiniões rígidas, que não dão abertura ao debate sadio. Isso abala as relações humanas dentro da sociedade e se torna um desafio frequente para o fortalecimento da democracia, uma vez que essas atitudes vão contra a representatividade e a participação, que são a base do regime em vigor.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, muitas pessoas não só usam as redes sociais para proferir palavras de ódio a outras, como também espalham informações políticas falsas (Apresente exemplos). Essa situação acaba gerando mais conflitos, já que acordos entre opiniões divergentes dificilmente ocorrem, distanciando cada vez mais a democracia do próprio povo e, como efeito disso, ocorre o seu enfraquecimento.
(Boa estratégia coesiva) Assim, conclui-se que o fator preocupante está no extremismo do posicionamento político das pessoas, que contraria a própria democracia brasileira e impede o seu fortalecimento. Logo, a conscientização na forma de expressar a opinião política em campanhas governamentais seria uma maneira de reduzir isso, além de complementar com leis que reivindiquem atitudes sadias nesse âmbito. (Truncamento) Pois, se não houver liberdade e respeito na verbalização política, a democracia perde o seu real valor. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 720 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |