Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 120 | Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |
No cenário Brasileiro, a questão com O Desafios Da Polarização Política no Fortalecimento da Democracia Brasileira se destaca como um desafio relevante.Esse Problema decorre, principalmente com os discursos de ódio e extremismo, além da baixa educação política, o que evidência a necessidade de medidas eficazes para sua resolução. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro lugar, é importante observar que os Discursos de ódio influência os eleitores com palavras agressiva e outros termos como "traidor","comunista","fascista" contra seu adversário. Essa realidade contribuem para à intolerância, gerando raiva, brigas , desconfiança afetando principalmente a população em geral que ficam dividas e com medo de expressar sua idéias e opiniões, podendo ser alvos de ataques , exclusão social e cancelamento pelos familiares e amigos. Aprofundando no problema, tornando a situação ainda mais preocupante. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Além disso a presença da baixa educação política, (Sem vírgula) também agrava o cenário.Tal fator gera que muitas pessoas votem por boatos ou emoção,refletindo no enfraquecimento da democracia, tornando o povo depende de discursos populista ou radicais. A falta de inclusão da educação política e cidadania nas escolas, (Sem vírgula) colabora para permanência dessa adversidade.
(Boa estratégia coesiva) Diante dos dados exposto, é fundamental que ensine desde de cedo nas escolas o respeito as diferenças e como funciona a democracia com a criação da inclusão da educação política, (Sem vírgula) atue em amenizar a problematica, além de mais surgimento de debates saudáveis entre opiniões diferentes com respeito e empatia, outro fator de grande importância e a valorização as instruções democráticas reforçando a confiança nas eleições na justiça e na imprensa livre.
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com clareza e produtividade. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 680 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |