Iara - Correção por Inteligência Artificial
| Competência | Nota | Observações |
|---|---|---|
| Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
| Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
| Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
| Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |
A Constituição Federal de 1988 — documento de maior hierarquia no âmbito jurídico — foi esboçada com o objetivo de delinear direitos básicos para todos os cidadãos, como o direito à cultura. Entretanto, a carência de leitores brasileiros mostra que o direito supracitado não está sendo plenamente garantido. Nesse cenário, é fulcral que a importância da leitura na cidadania seja reconhecida e, para tanto, dois problemas devem ser solucionados: a desigualdade cultural entre classes e a falta de incentivo à leitura.
Primeiramente, é necessário pontuar que a desigualdade social afeta diretamente no acesso à cultura, pois a população economicamente vulnerável não tem dinheiro para aquisição de livros. De tal maneira, esse panorama se assemelha à obra de George Orwell — expoente escritor inglês —, "A revolução dos bichos", segundo a qual, todos são iguais, mas alguns são mais iguais que outros. Sendo assim, somente em condições próximas, brasileiros de baixo poder aquisitivo poderão exercer o direito à cultura igualmente os ricos. (Cuidado. Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, a falta de incentivo à leitura vinda do governo propulsiona a problemática. Diante disso, é de suma importância que a busca pelo conhecimento seja impulsionada pelo Estado, pois, de acordo com o notável educador brasileiro, Paulo Freire, se com a educação o mundo não melhora, sem ela, tampouco. Nesse contexto, com mais brasileiros sendo edificados pela leitura, mais próximo o Brasil se aproximará de se tornar um país desenvolvido e com maior número de profissionais capacitados e intelectuais.
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, a leitura é fundamental para a construção cidadã no país tupiniquim e deve ser difundida. Portanto, o Ministério da Educação, por intermédio das escolas, deve disponibilizar livros gratuitamente para todos os alunos de escola pública, a fim de que eles tenham acesso aos mesmos recursos que têm os ricos. Paralelamente, o governo federal deve utilizar das mídias televisivas e virtuais para promover a leitura. Somente assim, o Brasil deixará de ser reflexo do livro de Orwell e a o direito à cultura será devidamente exercido. (Proposta completa)
Dados correção tradicional
Delimite e explore todos os aspectos do tema com clareza. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo |
| Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
| NOTA FINAL: 840 | ||
| Nível 0 | Nota 0 |
| Nível 1 | Nota 40 |
| Nível 2 | Nota 80 |
| Nível 3 | Nota 120 |
| Nível 4 | Nota 160 |
| Nível 5 | Nota 200 |