Porque ler desenvolve as pessoas
A importância da leitura na construção da cidadania no Brasil
Enviada em: 08/07/2025
A Leitura é extremamente importante para formar pessoas com raciocínio lógico e crítico. Em tese, a partir do momento no qual os indivíduos foram alfabetizados, estão aptos a ler muitos tipos de textos. Porém muitos não exercem tal atividade, (Sem vírgula) por falta de hábito, preguiça, vontade de não sair da zona de conforto, entre outros. Ler é imprescindível para cada indivíduo exercer a cidadania e entender os próprios direitos e deveres. (Melhore a contextualização do tema)
Em primeiro lugar, cada pessoa, desde que devidamente alfabetizada, precisa procurar ler para obter informações e conhecimentos. Em linhas gerais, isso não deve ocorrer de forma seletiva. Um eventual leitor iniciante deve procurar vários tipos de assuntos, até identificar os preferidos. Dessa maneira, é recomendável ler textos mais simples, procurando gradativamente subir o nível até chegar aos textos mais complexos. Em princípio, é mais lógico ler crônicas e livros de temática infantil, para posteriormente chegar aos livros mais complexos. Pode-se iniciar com livros de crônicas de Rubem Braga e ''Viagens de Gulliver'', de Jonathan Swift, percorrendo a gradação com ''Mundo de Sofia'', de Josteein Gaarder, até chegar a livros como ''Memórias Póstumas de Brás Cubas'' e ''Dom Casmurro'', de Machado de Assis, e ''Crime e Castigo'', de Dostoiévski, por exemplo.  (Evite esse tipo de construção) Nesse processo, está incluída a noção de cidadania de cada pessoa. Ao ler vários tipos de temas e formatos, como livros e artigos de wikipedia, a tendência é que o indivíduo adquira conhecimento para entender os próprios direitos e deveres, sem ser manipulado por terceiros. Assim, há tendência em desenvolver raciocínio lógico e crítico, com opiniões próprias. (Reelabore)
(Boa estratégia coesiva) Em segundo lugar, o poder público pode ajudar a população brasileira, facilitando o acesso aos livros e navegação pela internet. Políticos os quais exercem o Poder Legislativo (vereadores, deputados e senadores) podem aprovar leis para conceder benefícios fiscais e abatimento de impostos às empresas que fazem doações de livros às bibliotecas públicas. Outra possibilidade é oferecer acesso à banda larga para melhorar a navegação pela internet em regiões pobres de modo geral, principalmente bibliotecas públicas. Recursos do povo brasileiro, na forma de impostos, também podem ser usados na restauração de livros antigos. A publicidade nas mídias pode ser usada para incentivar o gosto e os hábitos de leitura. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, ler livros, artigos de wikipedia e textos de internet de modo geral é muito relevante para o povo brasileiro desenvolver a cultura e os conhecimentos, assim como desenvolver a cidadania, com noções básicas de direitos e deveres. Isso serve para combater a alienação.
Dados correção tradicional
Delimite e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Bom estudo!
| Competência | Nota | Motivo | 
| Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. | 
| Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. | 
| Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. | 
| Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. | 
| Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. | 
| NOTA FINAL: 560 | ||
| Nível 0 | Nota 0 | 
| Nível 1 | Nota 40 | 
| Nível 2 | Nota 80 | 
| Nível 3 | Nota 120 | 
| Nível 4 | Nota 160 | 
| Nível 5 | Nota 200 | 
